Uma noite de emoção, aprendizado e transformação com a formatura da Escola de Lideranças Comunitárias de Criciúma
O Centro de Inovação Criciúma (CRIO) foi palco de uma noite repleta de emoções, comemorações e reconhecimento na noite dessa quinta-feira (28/11). Setenta formandos da segunda turma da Escola de Lideranças Comunitárias de Criciúma receberam certificados com um sentimento de orgulho, gratidão e responsabilidade. O evento, que marcou a conclusão de mais um ano de intenso aprendizado, foi uma verdadeira homenagem àqueles que são, ou serão, as vozes da mudança nas suas respectivas comunidades.
A cerimônia foi ainda mais especial com uma saudação à Albertina Barbosa Borges, líder comunitária integrante do curso que faleceu neste ano, mas cuja história e legado continuam a inspirar. A turma foi batizada com o seu nome, um tributo à mulher que dedicou sua vida à transformação de sua comunidade.
A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, em seu discurso, lembrou a força da liderança comunitária. “A nossa Universidade nasceu há 56 anos graças à visão de uma liderança extraordinária e à força da comunidade, que lutou para que esse sonho se tornasse realidade. Foi a união e o esforço de pessoas como vocês que fizeram ‘pressão’ para que tivéssemos aqui uma Universidade. Desde então, ela cresceu e se transformou por meio da força de cada indivíduo, de cada lugar, de cada momento que compõe a nossa sociedade”, ressaltou Luciane.
“Hoje, quando olho para o que a nossa Universidade representa, fico impressionada com sua grandiosidade. Mas essa grandeza só faz sentido quando transforma vidas, quando gera impacto positivo para as pessoas desta cidade e de toda a região. Como reitora, falo com orgulho desta imensidão, porque ela pertence a vocês, à comunidade que a construiu e que continua a fortalecê-la. Vocês são a essência dessa Instituição. A Universidade forma líderes, pessoas comprometidas em melhorar a vida de outros. É essa a missão que seguimos: crescer juntos, avançar juntos, e, sobretudo, servir juntos”, complementou a reitora.
A pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão da Unesc, Gisele Coelho Lopes, também fez uma reflexão sobre o papel de cada um dos formandos. “Há tantas histórias sendo construídas aqui, histórias de pessoas que, ao iniciarem suas jornadas, traçaram trajetórias inspiradoras. Muitos seguiram suas profissões com excelência, enquanto outros se sensibilizaram a continuar legados importantes. Parabéns a todos vocês que aceitaram o convite da Instituição para crescerem como representantes. O mundo precisa de grandes líderes, e a liderança que buscamos desenvolver aqui é diferenciada. É sobre inspirar, instruir e trilhar caminhos que transformem vidas e perpetuem os valores nos quais acreditamos”, concluiu Gisele.
Durante a cerimônia, a Diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, madrinha da turma, Sheila Martignago Saleh, destacou a importância do trabalho dos líderes para o fortalecimento das comunidades.
“Estou honrada por ter sido escolhida madrinha desta turma. Este ano, organizamos as oficinas com muito cuidado, priorizando atividades práticas, em que todos colocaram a mão na massa. Foram momentos que proporcionaram instruções, habilidades e orientações que eles podem aplicar diretamente em suas comunidades. Esses líderes são agentes que levarão conhecimento aos seus bairros, promovendo um trabalho que tem um impacto enorme. É assim que a Unesc cumpre seu papel de Universidade Comunitária, promovendo o desenvolvimento regional”, frisou Sheila.
O legado de Albertina: Uma inspiração para todos
A cerimônia foi marcada por um tributo emocionante à memória de Albertina Barbosa Borges, que se tornou um símbolo de luta e dedicação à sua comunidade. Para sua filha, Liliane Borges Mandelli, que acompanhou o evento, o momento foi de profunda emoção. “Minha mãe não era apenas uma líder, ela era a alma da nossa comunidade. Ver o nome dela sendo lembrado aqui, sendo a inspiração para essa turma, é algo que me enche de orgulho”, disse, com os olhos marejados.
Palavras que emocionam e marcam para sempre
Os formandos também compartilharam as experiências adquiridas ao longo dos meses. “Para mim, o aprendizado foi fundamental. Hoje, sinto uma alegria enorme por viver esse momento. Ser líder comunitário me faz ter a certeza de que é no coletivo que evoluímos. Adquirir conhecimento é um crescimento que transforma tanto a vida pessoal quanto a coletiva”, disse o orador da turma, Ademir da Silva.
A moradora do bairro Operária Nova, Sandra Cardoso, falou sobre como o curso ampliou sua visão. “Eu já era uma líder comunitária, mas o aprendizado que tive aqui na Unesc me deu ferramentas para trabalhar em minha comunidade.
Nunca imaginei que aprenderia tanto sobre como fazer a diferença. Eu não só cresci como pessoa, mas aprendi a fazer um trabalho mais eficiente, mais unido”, declarou.
A moradora do bairro Ana Maria, Viviane Márcia Miguel, também fez questão de expressar sua gratidão. “Aprendemos juntos, compartilhando vivências e absorvendo o melhor uns dos outros, tanto em sala de aula quanto na convivência entre as comunidades. A Universidade tem sido extraordinária, oferecendo suporte, aprendizado e ensinamentos. Essa experiência reacendeu em mim a vontade de voltar a estudar, de estar em uma sala de aula e concluir meu Ensino Superior. Redescobri o prazer do aprendizado e percebi que ainda posso alcançar muito mais na minha vida”, agradeceu Viviane.
Uma noite de união e compromisso com o futuro
O presidente da UABC, Gentil Francisco, elogiou a parceria com a Unesc. “Essa é uma oportunidade de ampliar os conhecimentos dos participantes e levar mais preparo às suas comunidades. É gratificante ouvir as pessoas compartilhando o quanto aprenderam, porque essa aprendizagem não é fruto do acaso. Graças a essa parceria, muitos estão mais capacitados para organizar reuniões, acolher demandas e reivindicar melhorias, atendendo às necessidades que a UABC também busca suprir”, observou.
.
Sheila ainda enfatizou que o projeto, que já dura dois anos, é um exemplo de continuidade e evolução. “A cada ano, novas oficinas, novos aprendizados e um envolvimento ainda maior dos nossos professores, estudantes de pós-graduação e graduação. Aproveitamos a expertise de professores, muitos deles doutores, que contribuem com dedicação e conhecimento para fortalecer essa comunidade. Hoje, celebramos o encerramento com muita alegria e orgulho por cada transformação que presenciamos. Porque a Extensão é isso: uma poderosa ferramenta de transformação, que impacta vidas e faz a diferença”, finalizou Sheila.
Sobre a Escola de Lideranças Comunitárias
A Escola de Lideranças Comunitárias visa também fornecer aos líderes comunitários ferramentas e conhecimentos relevantes para abordar questões fundamentais das comunidades onde residem. Por meio dos encontros, os participantes têm a oportunidade de aprofundar o entendimento de diferentes questões da sociedade e fortalecer as habilidades de liderança.
Esse projeto idealizado e executado pela Unesc, tem por objetivo, desenvolver junto às lideranças comunitárias e sociais mediante a capacitação, a cidadania e seu empoderamento. As temáticas visam capacitar esses líderes a uma melhor compreensão das políticas públicas e o papel desse público, bem como proporcionar ferramentas para gestão de resultados positivos para as comunidades e instituições em parceria com o poder público.
A Escola de Lideranças Comunitárias da Unesc está vinculada à pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão, sob a gestão da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias.
Texto e fotos: Dani Savi