Idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência impossibilitados para exercer as atividades diárias atendem aos critérios para receber benefício
Os criciumenses que são contemplados pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC) tem até o dia 15 dezembro para fazer a inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Os beneficiários são idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência impossibilitados de exercer atividades diárias, com a renda per capita familiar inferior a ¼ do salário mínimo.
O cadastramento é realizado nos seis Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do município e na Unidade Central, que fica localizada na rua São José, no bairro Centro.
Segundo a coordenadora do Cadastro Único de Criciúma, Rosimar Fagundes Rodrigues, aproximadamente 500 famílias de Criciúma precisam fazer o cadastramento. “No município temos aproximadamente 2 mil famílias que recebem o benefício. Se passarem do prazo de inscrições, o benefício pode ser suspenso”, acrescenta a coordenadora.
O BPC garante um salário mínimo mensal para as pessoas que estão no programa. Para fazer o cadastramento é preciso levar os seguintes documentos: CPF (de todos que moram na residência), outro documento pessoal (de todos que moram na residência), comprovante de residência, comprovante de renda, atestado de frequência escolar até 17 anos e declaração da unidade de saúde. Todos os documentos devem ser originais.
Texto: Ana de Mattia: Foto divulgação