Após articulação, projeto da “Rota dos Romeiros” deve sair do papel

Após articulação, projeto da “Rota dos Romeiros” deve sair do papel

Uma antiga demanda da comunidade do bairro Morro Estevão, em Criciúma, está prestes a se tornar realidade. Após articulação entre o Legislativo e o Executivo, a implantação de uma ciclovia e de uma calçada ao longo da Rua Pedro Dal Toé deve finalmente sair do papel. A proposta, que dá forma à chamada “Rota dos Romeiros”, é considerada estratégica tanto para a mobilidade quanto para o turismo religioso da região.

 

A vereadora Gorete Corrêa Boaroli acompanha de perto o pedido da comunidade, que visa garantir segurança e estrutura adequada aos fiéis que se dirigem, especialmente aos finais de semana, à Basílica Menor Santuário Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, em Içara.

“A Rota dos Romeiros já vinha sendo discutida desde 2024. A comunidade se mobilizou, realizamos duas reuniões no Paço Municipal com o prefeito da época e, em seguida, fomos até o local para fazer uma avaliação. A parte de Içara já foi executada, com a construção da calçada e da ciclovia. Mas o trecho de Criciúma ainda não foi feito, mesmo sendo uma demanda forte da comunidade”, destacou a vereadora.

 

Segundo ela, a troca de gestão no Executivo municipal deixou o projeto em espera. No entanto, após novas tratativas com o atual prefeito em exercício, Vagner Espindola, o plano voltou a avançar. O projeto foi incluído no programa de financiamento do Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata), o que garantirá os recursos para sua execução, estimada em cerca de R$ 6,5 milhões, segundo a parlamentar.

 

“Conversei com o Vaguinho, apresentei todo o histórico do que já havia sido feito e mostrei o estudo de impacto. Ele acolheu a ideia e agora o projeto está sendo retomado. A execução vai contemplar todo o trecho entre a Basílica e o Morro Estevão, margeando a rua Luís Dal Toé”, detalhou.

 

A obra contempla a construção da infraestrutura no lado esquerdo da via, com calçada e ciclovia. A vereadora ressalta que o projeto já está finalizado e agora aguarda apenas a publicação do edital para a licitação da empresa que realizará a execução.

“Estamos acompanhando o processo semanalmente. Neste momento, ele está na fase final, pronto para a publicação do edital, que deve ocorrer na próxima segunda ou terça-feira”, afirmou.

 

Impactos positivos e valorização da região

 

Além da importância para a segurança de quem percorre o trecho a pé ou de bicicleta, a parlamentar também destacou os impactos positivos na valorização da região e na promoção do turismo religioso.

 

“Desde a inauguração da Basílica, o número de fiéis que percorrem a pé o caminho até o santuário aumentou significativamente, especialmente nos finais de semana. No entanto, a rodovia que dá acesso ao local não possui acostamento, o que torna a caminhada perigosa. Com a nova estrutura, as pessoas poderão realizar seu trajeto, seja como ato de fé ou penitência, com muito mais segurança. Isso também vai impulsionar o movimento em comunidades como Morro Estevão, Morro Bonito e em toda a região. Além disso, obras de infraestrutura sempre valorizam as propriedades e melhoram a qualidade de vida da população”, avaliou Gorete.

 

A proposta também está sendo encaminhada para ser incluída no circuito oficial de rotas religiosas da Fundação Cultural, o que deve reforçar ainda mais a relevância do trajeto. “É um projeto muito bonito. Quem ganha com tudo isso é a comunidade, que vai ter esse espaço para poder se locomover e fazer sua caminhada até o santuário”, completou.