Hipertensão arterial: proporção de pessoas idosas, clima e estilo de vida aumentam o alerta na região Sul

Hipertensão arterial: proporção de pessoas idosas, clima e estilo de vida aumentam o alerta na região Sul
Especialista da Hapvida comenta os riscos da pressão alta e alerta para a prevenção

A hipertensão arterial, popularmente conhecida como pressão alta, é uma das condições crônicas mais comuns no Brasil, afetando uma parcela significativa da população. Segundo dados do Ministério da Saúde (MS), a doença atinge 27,9% dos brasileiros. Assim, os problemas vinculados a essa condição são inúmeros, incluindo doenças cardiovasculares, Acidentes Vasculares Cerebrais (AVCs) e insuficiência renal.

 

A idade é um fator diretamente associado ao aumento da rigidez arterial e à elevação progressiva da pressão arterial. Na comparação com o restante do país, a região Sul conta com a maior proporção de pessoas idosas, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Há altos índices de sobrepeso, obesidade e sedentarismo. 

 

Segundo o Ministério da Saúde, o estilo de vida dos sulistas é marcado por padrões alimentares com alto consumo de sódio e gorduras saturadas.

 

O frio, por sua vez, pode influenciar a condição indiretamente. “Em temperaturas mais baixas, há uma tendência à vasoconstrição periférica, o que pode elevar a pressão. Além disso, as pessoas tendem a ser menos ativas fisicamente no inverno, agravando fatores de risco como o sedentarismo e o ganho de peso”, alerta o cardiologista da Hapvida, Frederico Simch, que menciona, ainda, o consumo excessivo de álcool como fator de risco.

 

Saiba o que é e como prevenir a pressão alta

 

A hipertensão é uma condição crônica e multifatorial caracterizada pela elevação sustentada dos níveis de pressão arterial (≥ 140 mmHg e/ou ≥ 90 mmHg). O MS aponta a pressão alta como um dos fatores de risco metabólico que mais contribuem para todas as causas de óbito e para a mortalidade por doenças cardiovasculares (DCV). Por se tratar de um mal silencioso, os sintomas podem não se manifestar. Quando presentes, os mais comuns são tontura, falta de ar, palpitações, dor de cabeça frequente e alterações na visão.

 

A prevenção da hipertensão deve começar desde cedo. O especialista indica alimentação saudável, prática regular de atividade física e monitoramento periódico da pressão arterial como pilares fundamentais. “Reduzir o consumo de sal e embutidos, substituindo-os por temperos naturais e carnes magras, por exemplo, é um passo importante”, aponta Simch.

 

Movimentar o corpo é importante, mesmo no frio. Manter-se ativo e praticar atividades – como caminhadas em shoppings, treinos em academias ou exercícios em casa – ajudam a combater o sedentarismo quando o clima não atrai para a prática ao ar livre. Também é fundamental evitar o consumo excessivo de álcool, mesmo em ocasiões sociais, e aferir a pressão com regularidade, principalmente em pessoas com histórico familiar da doença. 

 

Diagnóstico precoce

 

Um dos principais entraves para o diagnóstico precoce da hipertensão está na baixa percepção de risco, especialmente entre os mais jovens e aqueles que não apresentam sintomas. “A hipertensão é, muitas vezes, negligenciada até que provoque uma complicação grave, como um AVC ou infarto”, alerta o cardiologista. O acompanhamento regular é uma ferramenta valiosa”, completa.

 

Sobre a Hapvida 

 

Com cerca de 80 anos de experiência, a Hapvida é hoje a maior empresa de saúde integrada da América Latina. A companhia, que possui mais de 69 mil colaboradores, atende quase 16 milhões de beneficiários de saúde e odontologia espalhados pelas cinco regiões do Brasil. 

 

Todo o aparato foi construído a partir de uma visão voltada ao cuidado de ponta a ponta, a partir de 88 hospitais, 77 prontos atendimentos, 341 clínicas médicas e 291 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial, além de unidades especificamente voltadas ao cuidado preventivo e crônico. Dessa combinação de negócios, apoiada em qualidade médica e inovação, resulta uma empresa com os melhores recursos humanos e tecnológicos para os seus clientes.