Afasc abre concurso "Plantar, colher e aprender" para promover alimentação saudável e consciência ambiental entre crianças

O Departamento de Educação Infantil da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) lançou a 5ª edição do concurso "Plantar, Colher e Aprender". A iniciativa, que se estende até outubro, envolverá crianças dos 40 Centros de Educação Infantil (CEIs) da instituição e suas famílias no plantio, cultivo e colheita de alimentos.
O projeto, liderado pelas nutricionistas do Departamento de Educação Infantil (DEI), Julia Collodel e Lívia Quarti, visa estimular o consumo de alimentos saudáveis e apresentar a variedade de verduras e legumes aos pequenos. "O contato com a horta desperta o interesse por experimentar e valorizar os alimentos que plantaram, além de reforçar a importância de uma nutrição equilibrada", explicam as nutricionistas.
Além da alimentação, o concurso busca conscientizar as crianças sobre a agricultura sustentável, disseminando práticas ecologicamente corretas que serão levadas para suas famílias e para a vida. A presidente de honra da Afasc, Gisele Bolan, destaca que "o cultivo no ambiente escolar permite o acesso a alimentos frescos e, principalmente, a compreensão da importância da preservação ambiental".
Durante o concurso, os CEIs serão responsáveis pelos insumos, como mudas e adubos orgânicos. Os vencedores do primeiro e segundo lugar serão premiados, e todas as creches participantes receberão certificado. A coordenadora do DEI, Tais Freitas, ressalta o impacto social do projeto, promovendo "educação ambiental, alimentação saudável, trabalho em grupo e responsabilidade".
O pequeno Joaquim Lodetti Colombo, de três anos, destaca que o momento de plantio foi muito divertido. “Foi muito legal colocar as mãos na terra e plantar as verduras”, comentou Joaquim, evidenciando o prazer de vivenciar o contato direto com o solo e o início do cultivo.
Texto e foto: Milena dos Santos