Upiara Boschi foi quem ministrou o encontro para estudantes e profissionais de Marketing e de Jornalismo
A Associação Empresarial de Criciúma (Acic), em parceria com a Casa do Jornalista e com o Club de Marketing, realizou uma palestra com o Jornalista Upiara Bosch na noite de quinta-feira (25). O evento ocorreu nas dependências da Acic e teve como tema ‘O Jornalista Político em Transformação: Uma Experiência Transmídia’, objetivando a troca de experiências a respeito das transformações que permeiam a carreira profissional.
Upiara contou a respeito do seu trabalho, das atividades que desenvolve e de como surgiu o seu interesse pela transmídia. “A gente tem visto as transformações dentro da imprensa e fomos vendo isso sempre com a ideia de que o papel uma hora vai acabar e que uma vamos ter que nos transformar em outra coisa. Foi nessa lógica que eu fiz uma espécie de ‘transformação pessoal’ nesses últimos meses", afirma.
Segundo ele, tudo começou com o Instagram, quando ele percebeu que era a rede social mais utilizada pelos políticos. Foi então que começou a fazer publicações e chamadas para as matérias publicadas e criou um vínculo de feedbacks muito forte com os seus seguidores. “Eu percebi que, ao contrário do Facebook que as pessoas comentavam sem terem lido a matéria, no Instagram as pessoas me procuravam para discutir sobre os meus textos e ali se estabelecia uma conversa muito produtiva de elogios, críticas e contribuições", comenta.
Depois disso, quando a rede abriu a ferramenta de perguntas e respostas, o colunista abriu para perguntas sobre política. Posteriormente, começou a repercutir através de prints e de compartilhamentos, quando decidiu então padronizar o fundo para que, quando fosse passado adiante, tivesse um padrão. “São todas iniciativas intuitivas minhas. Eu não entendo de métrica, de engajamento... São coisas que eu tenho vontade de fazer e eu entro na tentativa e erro”, acrescenta.
De acordo com Upiara, todas as perguntas são respondidas por ele, bem como todas as atividades que realiza. As perguntas e respostas do Instagram se expandiram e abriram espaço para um vídeo onde são selecionadas algumas delas e respondidas mais detalhadamente e é publicado no site da NSC Total. Além disso, ele possui uma lista de transmissão no WhatsApp com leitores de várias cidades, onde é compartilhado conteúdos diariamente. Boschi também grava podcats e entrevistas com políticos.
Para ele, Criciúma é uma cidade que respira política comenta que isso sempre chamou a sua atenção. “Sempre que eu posso vim pra cá, eu venho. As cidades do interior do Estado me ajudam muito a olhar a política de forma mais ampla e por isso, sempre que me convidam eu estou aqui", finaliza.
Texto e foto: Maria Henrique Leandro