Câmara de Criciúma realiza sessão especial em homenagem aos 40 anos do Instituto Diomício Freitas

Na noite desta quinta-feira (24), a Câmara Municipal de Criciúma realizou uma sessão especial fora da sua sede, no Centro Multiuso da Associação Feminina de Assistência Social (Afasc), para homenagear os 40 anos de história do Instituto de Educação Especial Diomício Freitas – Associação Pestalozzi de Criciúma. A solenidade, proposta pela vereadora Gorete Mendes Corrêa Boaroli, foi aprovada por unanimidade pelos demais parlamentares e reuniu autoridades, comunidade e representantes da instituição para celebrar sua trajetória marcada pelo acolhimento, inclusão e promoção da cidadania de pessoas com deficiência.
A mesa de honra foi composta pelo vice-presidente da Câmara, vereador Valdeci Bittencourt, o Amaral, que presidiu a sessão, pela proponente vereadora Gorete Boaroli, pelo prefeito municipal Vagner Espíndola, acompanhando pela primeira-dama Gisele Bolan, pela deputada federal Geovania de Sá, além de Maria Inês Conti Victor, cofundadora e ex-presidente do Instituto, e Vilson Paganini Bellettini, atual presidente da entidade.
Durante a cerimônia, foi exibido um vídeo institucional que emocionou o público presente ao retratar a importância e o impacto do trabalho desenvolvido pelo Instituto. Fundado oficialmente em 19 de abril de 1985, o Diomício Freitas surgiu da necessidade de atender jovens e adultos com deficiência intelectual, física e sensorial, com idade a partir dos 14 anos. A instituição foi resultado da mobilização de senhoras da sociedade local e da coordenação regional da Educação Especial da 3ª Unidade Coordenadora Regional de Educação (UCRE).
Atualmente, o Instituto funciona em sede própria no bairro Santa Bárbara e oferece atendimento gratuito a pessoas com deficiência intelectual leve a moderada e/ou múltipla, na faixa etária de 14 a 35 anos. A missão da entidade é garantir a inclusão de seus atendidos no mercado de trabalho e o pleno exercício da cidadania. Ex-alunos já atuam em diversas empresas da região carbonífera, como supermercados, confecções, indústrias e prestadoras de serviço.
O evento destacou ainda o apoio do grupo de mães e voluntárias "Construindo Ponto a Ponto", responsável por ações de arrecadação de recursos para a instituição. “Olhar para trás e ver essa caminhada de 40 anos é emocionante. Começamos com pouco, com muita vontade e união. Hoje vemos nossos alunos inseridos no mercado, acolhidos, felizes... isso não tem preço. É gratidão que sentimos por cada um que construiu essa história com a gente,” declarou Maria Inês.
A vereadora proponente da homenagem, Gorete Boaroli, também destacou a importância do Instituto para Criciúma. “O Diomício Freitas é símbolo de amor, inclusão e resistência. Hoje homenageamos não apenas uma instituição, mas todas as pessoas que, com dedicação e carinho, transformam vidas. Esta Câmara reconhece e agradece por tanto,” afirmou a parlamentar.
A sessão especial foi transmitida ao vivo pelo canal oficial da Câmara no YouTube e marcou um momento de reconhecimento público a uma das instituições mais respeitadas e significativas na luta por inclusão social em Criciúma.
Texto e foto: leticia Ortolan
Texto e fotos: Letícia Ortolan