Em encontro na Acic, governador Jorginho Mello recebe pleitos do Sul

Em encontro na Acic, governador Jorginho Mello recebe pleitos do Sul
Documento com demandas nas áreas de infraestrutura, economia, saúde, educação e segurança pública foi entregue por representantes da Acic, CDL de Criciúma e Facisc

Cumprindo agenda em Criciúma segunda-feira, dia 18, o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, foi recepcionado por lideranças empresariais, políticas e comunitárias e convidados em evento realizado na Associação Empresarial de Criciúma (Acic). Durante o encontro, foram detalhadas ações do governo, com a presença também de secretários de Estado.

 

Representantes da Acic, da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Criciúma e da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) aproveitaram a visita para entregar ao governador um documento com demandas do Sul do Estado em diferentes áreas.

 

Na infraestrutura, os pleitos incluem a execução de obras na malha viária, o fortalecimento do Porto de Imbituba e do Aeroporto Regional de Jaguaruna, importantes vetores do desenvolvimento econômico na região.

 

Ainda na economia, a ampliação da oferta e redução dos custos do gás natural para assegurar a competitividade das empresas, além da concretização do Plano de Transição Energética Justa.

 

“A região possui um grande potencial, que para ser plenamente desenvolvido, requer a concretização de projetos e obras estruturantes. Nesse sentido, ressaltamos a importância da união entre a administração pública, iniciativa privada e a academia. Juntos, certamente conseguiremos avançar no crescimento e desenvolvimento do Sul do Estado”, entende o presidente da Acic, Valcir José Zanette.

 

Investimentos estão projetados

 

“Nós saneamos as contas e, dessa forma, conseguimos investir em melhorias nas rodovias de Santa Catarina e vamos continuar investindo. Para estimular a aviação regional, reduzimos o ICMS do combustível. Estamos revitalizando os 16 aeroportos do Estado e vamos privatizar o aeroporto de Jaguaruna, para suprir a demanda e impulsionar o Sul de Santa Catarina. Isso estará resolvido em no máximo 90 dias”, comprometeu-se o governador.

 

“Para o Porto de Imbituba, temos todas as obras contratadas. Nos próximos dois anos, o porto terá a capacidade de operação ampliada e poderá atender os grandes navios, até quatro ao mesmo tempo”, acrescenta o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins.  

 

As demandas apresentadas pela classe empresarial contemplam ainda a saúde, a educação e a segurança pública.

 

  

A Nova Economia Catarinense

 

Durante o painel “A Nova Economia Catarinense”, realizado na Acic nesta segunda-feira, secretários de Estado detalharam ações empreendidas e planejadas em diferentes áreas.

 

Além do secretário Beto Martins, participaram os secretários Marcelo Fett, da Ciência, Tecnologia e Inovação; Sílvio Dreveck, da Indústria, Comércio e Serviços; Ricardo Guidi, do Meio Ambiente e Economia Verde; Ricardo Grando, secretário-adjunto de Infraestrutura, além de outros integrantes da equipe de Governo.

 

Presente ao encontro, o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, ressaltou a importância das parcerias entre Estado e município na prestação do serviço público. “O resultado desse grande trabalho é sentido pela população”, considera.

 

Demandas

 

Infraestrutura

 

- Duplicação da SC-445, da BR-101 até Içara, e de Içara a Criciúma;

- Conclusão da SC-442, entre Cocal do Sul e Morro da Fumaça;

- Duplicação da SC-108, entre Criciúma e Urussanga;

- Pavimentação da SC-108, entre Jacinto Machado e Praia Grande;

- Implantação do Anel de Contorno Viário de Cocal do Sul;

- Extensão da Via Rápida até Balneário Rincão;

- Conclusão das obras da Serra do Faxinal;

- Apoio à conclusão da BR-285 no trecho catarinense e o engajamento com os representantes políticos para viabilizar a obra no trecho gaúcho.

- Concretização da Parceria Público-Privada no Aeroporto Regional de Jaguaruna, garantindo os investimentos e melhorias necessários para atender à demanda da região;

 - Investimentos no Porto de Imbituba, visando seu desenvolvimento e ampliação da capacidade operacional.

 

Saúde 

 

- Manter o equilíbrio financeiro das instituições prestadoras dos serviços de saúde pública.

 

Segurança Pública

 

- Aumentar o efetivo das polícias Civil e Militar;

- Ampliar os investimentos em inovação e tecnologia nos serviços de segurança;

 

Educação

 

- Melhorar a qualidade do Ensino Médio e do Ensino Profissionalizante, visando a formação de profissionais qualificados para o mercado de trabalho, fortalecendo a competitividade e eficiência da indústria.

 

Gás Natural

 

- Expandir a oferta e reduzir os custos do gás natural para assegurar a competitividade das empresas.

 

Transição Energética Justa (TEJ)

 

- Concretização do Plano de Transição Energética Justa de Santa Catarina.