Prefeitura de Criciúma destina mais de R$ 35 milhões para execução de grandes obras

Criciúma terá mais duas grandes obras de mobilidade urbana em execução ainda neste ano: a implantação da via de ligação entre as rodovias Antônio Just e Vante Rovaris, na região da Grande Santa Luzia, e a terceira etapa do Binário da Avenida Santos Dumont. As obras estão em processo licitatório na Prefeitura de Criciúma, com datas de sessões públicas para abertura dos envelopes previstas para o próximo mês. Somados, os investimentos iniciais ultrapassam R$ 35 milhões, provenientes de operação de crédito internacional viabilizado junto ao Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata).

 

“Criciúma vive um momento de transformações, com obras espalhadas por toda a cidade. São investimentos que melhoram o dia a dia dos cidadãos e proporcionam mais qualidade de vida. É natural que cada uma gere transtornos, que serão transformados em benefícios a longo prazo. Seguimos realizando uma gestão eficiente para melhorar ainda mais a vida de cada criciumense”, ressaltou o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.

 

A via de asfalto que ligará as rodovias Antônio Just e Vante Rovaris será implantada ao lado da AM Master Hall (apenas referência), com aproximadamente 700 metros de extensão. A obra contemplará, ainda, a construção de ciclofaixas em toda a extensão da via, duas rótulas e uma ponte sobre o Rio Sangão, com investimento inicial de R$ 6,2 milhões. O prazo para a conclusão da obra será de seis meses.

 

Estimadas em R$ 30 milhões, as obras da terceira etapa do Binário da Avenida Santos Dumont são a continuação das etapas I e II do sistema viário. A terceira etapa engloba a duplicação da Avenida Imigrantes Poloneses, de 950 metros de extensão, e a construção de um viaduto em curva, na altura da rótula entre a Avenida Imigrantes Poloneses e a rua Miguel Patrício de Souza. A estrutura terá quatro faixas, cerca de 300 metros de extensão e 6,5 metros de altura. O período de execução da obra será de 24 meses.

 

De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, Jóri Ramos Pereira, a terceira etapa do Binário da Avenida Santos Dumont contempla, também, a execução das obras de implantação, pavimentação, urbanização, obras de arte especiais, sinalização vertical e horizontal e obras complementares do viário da Avenida Santos Dumont/Carlos Pinto Sampaio. “É uma obra grandiosa, que beneficiará a população a longo prazo. Essa é a solução para dar mais fluidez ao trânsito intenso dos bairros São Luiz, Ceará e Jardim Maristela”, comentou.

 

Para o secretário-geral da prefeitura e coordenador do Programa Acelera Criciúma, Arleu da Silveira, tanto a via de ligação entre as rodovias Antônio Just e Vante Rovaris, quanto a terceira etapa do Binário da Avenida Santos Dumont, são sonhos antigos da Administração Municipal. “Trabalhamos para proporcionar segurança e mobilidade para os mais de 240 mil criciumenses, além de contribuir para o desenvolvimento econômico, construindo boas estradas que facilitam o escoamento de produtos. Seguimos acelerando para alcançarmos uma Criciúma mais desenvolvida”, afirmou.

 

Fonplata

 

O Fonplata é um banco de desenvolvimento multilateral composto por cinco países: Brasil, Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai. A entidade financia projetos de pequeno e médio porte, em valores médios de US$ 50 milhões, especialmente nas áreas urbanas vulneráveis, zonas rurais e regiões fronteiriças, a fim de impulsionar a integração entre países ou entre regiões dentro de um mesmo país.

 

Em outubro de 2022, o Governo de Criciúma assinou a contratação do Fonplata II, com empréstimo no valor de US$ 25 milhões. Em reais, são R$ 130 milhões destinados para a continuação do binário da Avenida Santos Dumont, ciclovias/faixas espalhadas por diversos pontos, implantação da Central Semafórica com a Onda Verde e do Parque Ecológico Municipal, no Morro Cechinel. Os investimentos contemplam, ainda, a revitalização de ruas na área central da cidade e as obras das Avenidas Antônio Scotti e Luiz Lazzarin.

 

Texto: Eduarda Salazar