O Samae de Balneário Rincão em função dos últimos acontecimentos relacionados ao abastecimento de água e tratamento esclarece que:
Em referência ao tratamento da água, os técnicos estão fazendo coletas em algumas residências reclamantes para fazer as análises da caracterização química e físico-química para avaliar a qualidade da água e aferir o motivo do acontecimento. Todo tratamento está sendo feito conforme determinação do Ministério da Saúde.
Uma das operações de tratamento da água chama-se “floculação”, a qual demanda um determinado tempo de execução para um pleno tratamento. O acréscimo da vazão necessária para atender as possíveis faltas de abastecimento, ocasionou uma diminuição da eficiência deste tratamento, o qual tem sua complementação na própria rede e nos reservatórios.
Na última temporada o Samae tratou 150 litros por segundo, nesta temporada em decorrência do aumento da população na alta temporada o sistema exige o tratamento de 200 litros por segundo. O Samae informa que está se adequando a nova demanda exigida e que novos investimentos serão realizados para evitar futuros transtornos.
Para resolver em definitivo, estamos estudando investimentos para a construção de reservatórios e de diversos ramais e adutoras ao longo de todo o sistema.
Problemas pontuais devem ser comunicados ao Samae para que os técnicos verifiquem o problema.
Att: Jairo Custódio, prefeito municipal de Balneário Rincão