Projeto do Colégio Unesc desperta veia empreendedora dos jovens

Projeto do Colégio Unesc desperta veia empreendedora dos jovens
Iniciativa faz parte do Itinerário Formativo de Empreendedorismo

Já imaginou adolescentes entrando no mundo do empreendedorismo e se interessando em ter o seu próprio negócio? Ainda mais se tiver um grande incentivo?

Isso é o que está ocorrendo por meio do Empreende Colégio Unesc, elaborado e pensado para que os estudantes do Ensino Médio possam socializar seus planos de negócios desenvolvidos durante o primeiro semestre de 2022, no Itinerário Formativo de Empreendedorismo.

Durante todo o dia, alunos de 22 grupos, apresentaram os seus planos de negócios em formato de Pitch, com no máximo sete minutos para os apresentadores e sete minutos para a banca avaliadora. Ao fim, o projeto vencedor foi o “Aurora Perfumaria”, com o “De Volta para o Passado”, em segundo, e o “Aphrodite’s Meet”, em terceiro. 

Os três ganharam a mentoria com a Agência de Inovação da Unesc. Já o primeiro colocado, uma bolsa integral por um semestre na escola de idiomas da Universidade. “O itinerário, que faz parte dos projetos integrados do Novo Ensino Médio, tem a proposta de pensar o empreendedorismo de maneira transformadora, para que os nossos estudantes desenvolvam características de liderança na resolução de problemas, sejam eles sociais ou de suas próprias vidas”, enfatiza o professor responsável pelo Itinerário Formativo de Empreendedorismo Gian Carlos da Silva.

Oportunidade

Ele ainda chama a atenção para a oportunidade que os estudantes têm de poder descobrir os seus talentos para criar e capacidade para inovar. “Quando falamos desse itinerário, pensamos em um projeto que eles pudessem levar para suas vidas, e que identificassem até mesmo a viabilidade de colocar a ideia em prática”, destaca.

A diretora do Colégio Giselle Vieira relata o quando a iniciativa foi engrandecedora. “Foi uma experiência transformadora para o colégio. Um marco. A primeira vez que fizemos o fechamento de semestre, de um Itinerário Formativo do novo Ensino Médio e enxergar a construção do trabalho realizado neste período, a construção, culminando nestas ações, nas argumentações dos estudantes, defendendo as suas ideias e ver o quanto foi trabalhado todas as competências e habilidades, não só da ideia de negócios, mas também empreendedorismo e nos faz sentir que o caminho foi bem trilhado. O quanto os estudantes se esforçaram, faz a querer seguir”, cita.

Além disso, Giselle reforça a participação de diversas pessoas para a realização da atividade. “Conseguir estar dentro da Universidade com os membros da nossa Agência de Inovação avaliando as apresentações, dando dicas para os estudantes sobre os seus negócios, estruturou-se um arcabouço de ferramentas para que eles consigam, depois da escola, dar continuidade a estes projetos”, pontua..

Texto: Unesc