Comerciantes e comunidade aguardam revitalização da praça na Santa Luzia

Comerciantes e comunidade aguardam revitalização da praça na Santa Luzia
Projeto de revitalização está em fase de conclusão

A Grande Santa Luzia é uma localidade que pertence ao Distrito de Rio Maina e há muito tempo vem se destacando como região que mais cresce em Criciúma. Os primeiros moradores da Santa Luzia também foram os descendentes de italianos e a principal atividade econômica até 1970 foi à mineração. A partir desta data, é o comércio quem impulsionou o desenvolvimento. Atualmente mais de 35 mil pessoas vivem nos 20 bairros que compreendem a região.

Praça será revitalizada

A praça do bairro ao lado da Avenida Universitária deverá sofrer alteração em breve, segundo o vereador Salezio Lima (PSD) que também é morador do bairro, conseguiu através de emenda parlamentar com o deputado estadual Júlio Garcia recursos na ordem de R$ 200 mil para revitalizar a praça.  

Lima disse que os recursos já estão nos cofres da prefeitura, mas ressalta que as lideranças pediram para fazer alteração devido às vagas de estacionamento. Eles fizeram uma reunião e certamente vão entrar em consenso para fazer o melhor para os comerciantes e clientes.

Comerciantes pedem contrapartida

Com a revitalização da praça, vai ter mais estacionamento e com isso a região central da Santa Luzia terá estacionamento rotativo. O empresário Sergio Américo que tem loja em frente à praça há 15 anos, disse que uma nova praça e mais estacionamento são bem vindos. A nossa preocupação é com os clientes, será que a cobrança não vai afastar eles das compras, indaga Sergio? 

Comerciante há 27 anos Valmir Tramontin disse está satisfeito com o projeto de revitalização e melhorias no entorno das lojas. Sei que pagar ninguém gosta, mas todos terão que se adaptar. Hoje tem muitos comerciantes e funcionários que deixam seus veículos em frente do seu comercio e local de trabalho, e essa rotina terá que ser alterada. Vamos buscar com administração da prefeitura e nós comerciantes uma forma de bonificação para ajudar os clientes, isso será uma forma de agradar os dois lados, Pontua Valmir. 

CDL da Santa Luzia

O representando do (CDL), Clube de Diretores Logistas Renan Tramontin, disse que até agora não viu nenhum avanço. Falam que o recurso está aí, mas até agora a gente não viu nada. Eles falavam que seria para esse ano e eu não sei que ano será feita a revitalização. Sei que será muito benéfica essa melhoria, e não será só para os comerciantes como para toda a comunidade, ressalta. 

Sobre o estacionamento rotativo é muito importante, vamos ter os dois lados. Um será bom e o outro que paga não é a mesma coisa. Os donos de lojas e colaboradores terão que achar outra forma de estacionar seus veículos. Vamos esperar a implantação e depois vê uma forma que facilite os dois lados, comerciantes e consumidores frisou Renan.

Rotativo

A primeira etapa do rotativo já foi implantada na área central da cidade e última e terceira etapa iniciará após nove meses da segunda etapa, terão mais 226 vagas nos bairros Próspera, Santa Luzia e Rio Maina e na Avenida Santos Dumont. O diretor da (DTT), Diretoria de Transito e Transporte Gustavo Medeiros, ressaltou que existe um cronograma para implantação do rotativo nessas regiões. Na Santa Luzia, por exemplo, deveremos implantar em 2024 e será muito bem explicada à forma de funcionamento, enfatiza Gustavo. 

Projeto está sendo feito

A engenheira da Secretaria de Infraestrutura Natalia Fabris informou que a secretaria está em estudo de adequação de projetos, para fazer as melhorias solicitadas pela comunidade, e pelos comerciantes locais. A diretoria de transito está fazendo algumas mudanças no transito, que também foi pedido pelos comerciantes locais.

Queremos fazer o projeto que venha beneficiar o visual da praça, bem como o estacionamento. O projeto ainda não está finalizado, e não tem uma data definida para concluir, respondeu a gerente.

O presidente da associação de moradores da Santa Luzia Wilian Nunes, disse que foi feita uma reunião no centro comunitário para mostrar o projeto, e depois disso a entidade não foi mais procurada. Sabemos que a revitalização da praça vai trazer muito beneficio para o bairro e para os comerciantes, e quem ganha é toda a nossa região. 

  

Texto e fotos: Gentil Francisco