Mutirão da campanha Castração beneficia 124 animais no B. Vila Francesa

Mutirão da campanha Castração  beneficia 124 animais no B. Vila Francesa
• Objetivo da iniciativa é combater o abandono de animais e promover a saúde pública no município
  • Visando controlar a população de animais, prevenindo o crescimento descontrolado de animais indesejados e reduzir a quantidade de animais em situação de rua em Criciúma, a Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, via Núcleo de Bem-Estar Animal (NUBEA), realizou no último sábado (23), mais um mutirão da campanha “Castração é a Solução”. A ação beneficiou 124 animais do bairro Vila Francesa, no distrito do Rio Maina.
  • O programa recebeu investimento de R$ 500 mil, proveniente de emenda parlamentar. “A castração não é apenas uma medida preventiva para o controle da população animal, mas também uma forma de promover um ambiente mais seguro e saudável para todos”, comentou o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.
  • O presidente da Associação de Moradores Luiz Bitencourt, disse que a castração é muito importante para o controle da população animal. A gente tem buscado orientar a comunidade da importância em adotar animais. A nossa preocupação aqui no bairro, é que muitas vezes alguém aluga uma casa, adota animais e quando sai para outro lugar acaba deixando os animais sem dono no bairro.  Estamos aqui para ajudar no que for preciso, mas também precisamos do apoio da comunidade e do poder publico, pontuou Luiz.

     

  • Segundo o coordenador do NUBEA de Criciúma, Christophe Maximiano de Lima, os animais foram castrados, microchipados e receberam as medicações pós-operatórias necessárias. “O microchip tem a importância de identificar o tutor do animal.
  • Ele possui um número que ao ser escaneado e colocado no sistema, aparece o tutor, telefone, data do animal que foi castrado, características do animal, endereço do tutor. Então, em caso de furto ou fuga, o tutor vai poder identificar que realmente é o seu animal”, explicou.