Imposto de Renda na Praça mobiliza dezenas de pessoas neste final de semana

Imposto de Renda na Praça mobiliza dezenas de pessoas neste final de semana

A manhã de sábado (6/04) foi de agito e muita informação para quem passou pela Praça Nereu Ramos, em Criciúma. Em mais uma grande edição do evento Imposto de Renda na Praça, o curso de Ciências Contábeis da Unesc, junto de parceiros, levou à população esclarecimentos sobre a Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF) e estimulou as doações por meio do imposto.



A iniciativa é realizada em parceria com o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Municipal de Direitos do Idoso (CMDI), Rede do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), Sindicato dos Contabilistas de Criciúma (Sindicont), Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Sul de Santa Catarina (Sescon Sul SC), Associação Empresarial Empresarial de Criciúma (Acic) e Sicredi. 



Conforme a coordenadora do curso de Ciências Contábeis, Andreia Cittadin, o resultado da mobilização da Universidade com acadêmicos e professores junto de tantos parceiros de peso ultrapassou as expectativas. “Fomos surpreendidos positivamente. Tivemos vários atendimentos por meio dos quais os estudantes puderam colocar em prática os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula sob a orientação dos professores do curso. A gente fez o papel de Universidade Comunitária, atendendo a população e incentivando a contribuição, por meio do IRPF, aos fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente e ao Fundo dos Direitos da Pessoa Idosa”, destacou.



Ver a comunidade aproveitando para tirar dúvidas, os acadêmicos aprendendo na prática e todas essas pessoas mobilizadas em nome da cidadania, para a reitora Luciane Bisognin Ceretta, é motivo de orgulho.



“A iniciativa da nossa Universidade reforça o compromisso da Instituição com a educação financeira e a responsabilidade social ao proporcionar à comunidade local a oportunidade de esclarecer as dúvidas e cumprir suas obrigações fiscais de maneira consciente e segura. Além disso, é uma oportunidade para os nossos estudantes praticarem tudo que aprendem na sala de aula”, enfatiza a reitora Luciane Bisognin Ceretta.



Parcerias

Conforme o coordenador do NAF da Unesc, Manoel Vilsonei Menegali, a estrutura montada na Praça contou com palco, tendas e atrações ao longo de toda a manhã.



A próxima ação, conforme Menegalli, já está marcada para o dia 13 de abril, data na qual a atividade acontece na Praça Hercílio Luz, em Araranguá, das 8h30min às 12h.



Destinação

Durante o “Imposto de Renda na Praça” a população foi orientada sobre como contribuir com crianças, adolescentes e idosos no ato da declaração. Isso porque os contribuintes podem destinar até 6% do imposto para os fundos municipais.



Quem optar pelo modelo completo da declaração pode destinar até 3% do imposto ao Fundo da Infância e Adolescência (FIA) e outros 3% ao Fundo do Idoso. As doações são feitas por meio do pagamento de uma guia (DARF) com o valor informado, que será abatido do imposto a ser pago.



Entretanto, quem tem direito à restituição também pode contribuir. Nesse caso, o total doado será posteriormente acrescido ao montante a restituir.



“A Unesc, por meio do Curso de Ciências Contábeis, une-se aos parceiros para informar a todos os contribuintes sobre a importância de realizarem a doação de parte do Imposto de Renda. É importante deixar estes recursos na nossa região para contribuir com o desenvolvimento. Temos a grande satisfação de, nos últimos 15 anos, contribuir com nossas crianças, adolescentes e pessoas idosas”, cita Menegali.



Atendimentos na Unesc

Quem tiver dúvidas sobre a Declaração do Imposto de Renda pode entrar em contato diretamente com o NAF. O núcleo é voltado a atender gratuitamente a população com menor poder aquisitivo, prestando orientações sobre assuntos das áreas contábeis e fiscais.



O NAF está localizado no segundo andar do Bloco do Estudante, na Universidade. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h. Os interessados podem entrar em contato por meio do WhatsApp (48) 3431-2678, do e-mail naf@unesc.net ou, ainda, pelo Instagram @naf.unesc.



Confira outros serviços disponibilizados pelo NAF à comunidade:

        Agendamento de serviços na Receita Federal;

        Inscrição e regularização do CPF via web;

        Emissão de comprovante do CPF;

        Consulta da situação cadastral do CPF;

        Cálculo e emissão de DARF e GPS;

        Abertura de Microempreendedor Individual (MEI);

        Emissão de DAS-MEI;

        Extrato de processamento DIRPF;

        Consulta à restituição do IRPF;

        Emissão de DARF para pagamento de cotas do IRPF;

        Certidão negativa de débito;

        Criação do código de acesso ao e-CAC;

        Demonstração dos serviços disponibilizados no e-CAC;

        Situação Cadastral do Imóvel Rural (CAFIR).