Cuidados continuados: um olhar acolhedor no tratamento oncológico

Cuidados continuados: um olhar acolhedor no tratamento oncológico
Principal objetivo da equipe multidisciplinar é a melhoria da qualidade de vida do paciente

O atendimento ao paciente oncológico envolve, cada vez mais, atenção especial a todas as suas necessidades relacionadas, direta ou indiretamente, à doença e não apenas ao tratamento da neoplasia. Através de uma abordagem ampliada e voltada à promoção da qualidade de vida, a Oncoclínicas na Grande Florianópolis oferece o serviço de Cuidados Continuados. Este atendimento é indicado para aqueles pacientes que têm sintomas a serem tratados, sejam eles físicos, emocionais, espirituais ou sociais, independentemente do estágio da doença. São acompanhados pelo serviço pacientes em tratamentos que visam a cura, bem como os que estão em tratamento paliativo.

 

  “Pacientes com doença metastática, mesmo com sintomas controlados e expectativa de vida longeva, devem ser encaminhados para construir em conjunto com a equipe, e baseado na sua autonomia e nos seus valores, um planejamento dos seus cuidados nas diversas fases da doença”, afirma a Dra. Gabriela Ghisi, responsável pelos Cuidados Continuados da Oncoclínicas da Grande Florianópolis.

  

“A intenção é centrar o cuidado no paciente, tornando-o protagonista da sua história. Ouvi-lo, trazê-lo ao centro do seu cuidado”, explica a Dra. Gabriela. O acompanhamento precoce possibilita a criação de vínculo entre o paciente e a família com a equipe, possibilitando o conhecimento por parte desta sobre os valores e vontades de vida do paciente, permitindo assim um cuidado humanizado e individualizado para cada caso. Além disso, favorece o planejamento de cuidados e a discussão das diretivas antecipadas de vida do paciente, bem como o acolhimento dele e da família em todos os estágios da doença.

  

Na Oncoclínicas da Grande Florianópolis, uma equipe multidisciplinar composta por médica, psicóloga e enfermeira oferece um atendimento integral e centrado no paciente, com foco nos Cuidados Paliativos, havendo uma ampliação da equipe a depender de cada caso, com apoio de profissionais: oncologista, anestesista especialista em dor, enfermeiros, farmacêuticos, cirurgiões-dentistas, fisioterapeutas e terapeuta ocupacional. Semanalmente ocorrem reuniões clínicas com todo grupo para discussão, avaliação e tomada de decisão para o cuidado global dos pacientes sob a ótica dos diferentes profissionais.  As consultas dos pacientes acompanhados pelos Cuidados Continuados são realizadas interdisciplinarmente, sempre com a presença de toda a equipe.     Se houver necessidade, outros profissionais da unidade podem participar, como nutricionista e farmacêutico, por exemplo.    

 

  Previsão de riscos

 

 A Dra. Gabriela afirma que o papel dos Cuidados Continuados é a avaliação integral do paciente. Por isso, durante a consulta, é questionado sobre o ambiente domiciliar, fazendo um levantamento do cuidado desse paciente, o que envolve desde detalhes do local onde mora, se é térreo/plano, se há escadas, como é o piso, que tipo de acessórios possui, se fica sozinho ou se alguém é responsável pelos seus cuidados, ou está próximo para caso seja necessário oferecer algum auxílio.

  

“Desta maneira e através do acompanhamento do paciente, da percepção quando há perda de autonomia/funcionalidade ou presença de astenia (cansaço) e fraqueza, é possível traçar um plano de cuidados para antever os riscos e auxiliar para um dia a dia com mais segurança”, acrescenta. 

  

Confira algumas orientações:

   

- Boa iluminação da casa;

 

- Uso de sapatos antiderrapantes e bem adaptados;

 

- Ajuste dos móveis para que os corredores ou passagens fiquem “livres” de obstáculos;

 

- Remoção de tapetes que possam provocar escorregões ou tropeços;

 

- Escadas com corrimãos, barra fixa de apoio para o banheiro, cadeira de banho;

 

- Medicações identificadas e posologia sempre de fácil compreensão.

  Sobre a Oncoclínicas&Co

 A Oncoclínicas - maior grupo dedicado ao tratamento do câncer na América Latina - tem um modelo especializado e inovador focado em toda a jornada do tratamento oncológico, aliando eficiência operacional, atendimento humanizado e especialização, por meio de um corpo clínico composto por mais de 2.700 médicos especialistas com ênfase em oncologia. Com a missão de democratizar o tratamento oncológico no país, oferece um sistema completo de atuação composto por clínicas ambulatoriais integradas a cancer centers de alta complexidade. Atualmente possui 143 unidades em 38 cidades brasileiras, permitindo acesso ao tratamento oncológico em todas as regiões que atua, com padrão de qualidade dos melhores centros de referência mundiais no tratamento do câncer.

 

Com tecnologia, medicina de precisão e genômica, a Oncoclínicas traz resultados efetivos e acesso ao tratamento oncológico, realizando aproximadamente 615 mil tratamentos nos últimos 12 meses. É parceira exclusiva no Brasil do Dana-Farber Cancer Institute, afiliado à Faculdade de Medicina de Harvard, um dos mais reconhecidos centros de pesquisa e tratamento de câncer no mundo. Possui a Boston Lighthouse Innovation, empresa especializada em bioinformática, sediada em Cambridge, Estados Unidos, e participação societária na MedSir, empresa espanhola dedicada ao desenvolvimento e gestão de ensaios clínicos para pesquisas independentes sobre o câncer. A companhia também desenvolve projetos em colaboração com o Weizmann Institute of Science, em Israel, uma das mais prestigiadas instituições multidisciplinares de ciência e de pesquisa do mundo, tendo Bruno Ferrari, fundador e CEO da Oncoclínicas, como membro de seu board internacional.

 

 

Para mais informações, acesse http://www.grupooncoclinicas.com