Unesc recebe prêmio Inovação Catarinense, da Fapesc
Estudantes, pesquisadores e profissionais que integram o ecossistema de inovação de Santa Catarina estiveram em peso nesta segunda-feira (30/10) na Assembleia Legislativa de Santa Catarina na entrega do Prêmio de Inovação Catarinense, da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). Neste cenário, mais uma vez a Unesc figurou em destaque e recebeu a segunda colocação na categoria Instituição Científica e Tecnológica (ICT) Inovadora.
O reconhecimento leva em consideração os projetos desenvolvidos com foco no incentivo à Ciência, à Tecnologia e à Inovação (CTI) e premia as melhores iniciativas em dez categorias.
O troféu, o certificado e a premiação de R$10 mil foram recebidos com orgulho pela reitora da Unesc e presidente da Associação das Fundações Educacionais de Santa Catarina (Acafe), Luciane Bisognin Ceretta.
Para a reitora Luciane, estar entre instituições e pesquisadores de tamanha excelência representa muito para a Universidade e demonstra o alto nível do estado no que do respeito à Inovação.
“Receber essa premiação nos produz muita satisfação e nos diz que nós estamos no caminho certo, com os investimentos que temos feito, com as escolhas que temos feito, com as decisões que temos tomado, colocando a Inovação transversalmente na nossa instituição, quer seja no Ensino, na Pesquisa, na Extensão ou na própria construção de objetos inovadores, colocando então a Universidade num lugar de destaque no estado de Santa Catarina nessa proposição. Estamos muito felizes. Hoje é um dia bem especial para nossa Universidade”, garante a reitora.
Todos os troféus e certificados foram entregues lê-lo presidente da Fapesc, Fábio Pinto, que agradeceu o prestígio do evento, que lotou o espaço reservado na estrutura da Alesc.
Ver o prestígio do evento, para Fábio, demonstra a importância que o estado dá ao tema. “Um novo edital para 2024 vem aí. Vamos seguir premiando e vamos seguir estimulando o empreendedorismo e os pesquisadores do nosso estado”, adianta.
O Prêmio idealizado pela Fapesc recebeu 272 candidaturas e reconheceu os melhores em cada categoria. Criada pela Lei Catarinense de Inovação, a ação dispõe sobre incentivos à CTI no ambiente produtivo, permitindo o equilíbrio regional e o desenvolvimento econômico e social sustentável do Estado.
Nesta edição a premiação homenageia a memória do Professor Caspar Erich Stemmer, personalidade catarinense de destaque nacional no desenvolvimento da CTI.
Texto e foto: Mayara Cardoso