Espaço será um ateliê aberto ao público e a artistas locais
Inaugurou quarta-feira, dia 2, o Ateliê Maria Lamparina. O espaço, localizado no Bairro São Luiz em Criciúma, surge com a proposta de ser um ateliê aberto e de reunir arte local, sustentável e de qualidade.
A proprietária, Larissa Maciel, conta que o espaço é a realização de um sonho, que cresce desde 2011, quando ela passou a se dedicar exclusivamente ao artesanato. “Aqui será um local para que as pessoas possam ver, comprar, encomendar, trocar ideais e até assistir um pouco de como se faz um trabalho artesanal. Será um ateliê aberto também para outros artistas e artesãos da região colocarem seus produtos à mostra e receberem encomendas, já que nem todos tem um espaço disponível no dia-a-dia”, explica.
Dentro do trabalho manual, Larissa presa por conceitos como o upcycling - processo de transformar resíduos ou produtos que não tenham mais utilidade em novas peças; slow design – que é a criação de objetos que fogem às linhas de produção em massa, produzidos de forma artesanal, consciente e sustentável; o handmade - valorização do produto feito manualmente; e o lowsumerism - consumo com consciência e qualidade, e não quantidade.
“Procurei trazer artistas e artesãos que respeitam os mesmos princípios que temos aqui no ateliê. Será um espaço de aprendizado mútuo e de muita troca entre artistas e com o público que vier em busca de algo exclusivo, diferente e que respeite à natureza”, destaca.
O ateliê já está aberto ao público de segunda a sexta-feira e dispõe de peças e serviços como customização de móveis e objetos de decoração, soluções criativas em decoração e marcenaria decorativa produzidos por Larissa e ainda itens diversos de artesãos da região como macramê, arte com flores, cerâmica artística, vasos e xilogravuras.
Serviço
O que? Ateliê Maria Lamparina
Quando? Aberto de Segunda a sexta-feira
Onde? Rua Domingos Netto, 216, bairro São Luiz, Criciúma, próximo ao restaurante Estaleiro
Texto e fotos: Karol Carvalho