Segunda edição do projeto Escola de Gestores é lançada em Criciúma
Com a finalidade de desenvolver e enfatizar as competências do diretor escolar, a Secretaria Municipal de Educação lançou a segunda edição da Escola de Gestores em Criciúma. O lançamento do projeto ocorreu na última segunda-feira (27), no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) de Criciúma, com a palestra “Comportamento desejado de um gestor”, realizada pelo professor Rudinei Frese. O projeto é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, Senac e outras instituições e colaboradores de Criciúma.
Em suas atividades realizadas, o foco do trabalho visa a formação dos diretores escolares garantindo um desenvolvimento de competências de gestão. Segundo a coordenadora pedagógica geral da Secretaria Municipal de Educação, Gislene dos Santos Sala, o projeto trabalha no desenvolvimento das competências do diretor escolar, conforme a matriz elaborada pelo Ministério da Educação (MEC).
“Incentivar as habilidades dos diretores é uma das ações mais importantes e essenciais para nossas unidades de ensino. Principalmente, porque com o desenvolvimento de competências promoveremos uma gestão humana, democrática, pedagógica e administrativa nas escolas”, afirmou.
A primeira edição do projeto ocorreu entre 2021 e 2022. Nesta segunda edição, o curso será realizado em 2023 com a possibilidade de ser expandido para 2024. “O projeto ao longo do seu desenvolvimento emitirá um certificado aos diretores escolares que possuírem 75% de frequência e será praticado em quatro módulos: o de dimensão político-institucional, dimensão pedagógica, dimensão administrativa e financeira e dimensão pessoal e relacional”, completou a coordenadora.
Importância da gestão para o ensino pedagógico
De acordo com o secretário municipal de Educação, Celito Cardoso, o trabalho de liderança executado pelos diretores promove um ambiente de trabalho colaborativo dentro da escola, além de ressaltar a importância dos projetos e atividades pedagógicas ministradas.
“É importante enfatizarmos o trabalho escolar de nossos diretores no município. O diretor escolar capacitado consegue trazer altas expectativas para todas as atividades pedagógicas dentro e fora das salas de aula, traz envolvimentos da comunidade externa na cultura escolar e, acima de tudo, proporciona um ótimo ambiente de aprendizado para todos os nossos estudantes”, enfatizou.
Texto: Patrick Stüpp
Fotos: Divulgação/Decom