Praça do Congresso será revitalizada, ordem de serviço foi assinada em Criciúma
A partir de agora, a Praça do Congresso passará por uma revitalização. A ordem de serviço da primeira etapa das obras foi assinada nesta quarta-feira (16) pelo prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, no Centro Cultural Jorge Zanatta. A melhoria será no valor de R$ 2.348.000,00, sendo que R$ 1.544.000,00 é do Fundo de Desenvolvimento Municipal (Fundem).
A revitalização inclui a substituição do petit pave por paver das calçadas externas e meios-fios, cercamento total da praça, pavimentação de todos os caminhos com paver, a reconstrução de todas as escadarias de acesso da praça (com guarda-corpo, corrimão e rampas de acessibilidade), cercamento e revitalização da ilha do lago, implantação do espaço pet e de um coreto e deck de madeira, revitalização do parque infantil e da academia, drenagem e iluminação.
“A Praça do Congresso está no coração de Criciúma desde a década de 40 e sempre foi um dos principais lugares de lazer dos criciumenses, pois somos um povo que gosta de ir pra rua, ficar na praça ou no parque com amigos e familiares. Por este motivo e também pela sua história, a Praça do Congresso merece passar por essa revitalização e trazer mais comodidade, segurança e acessibilidade para os visitantes que frequentam este espaço”, frisou o prefeito de Criciúma.
Inauguração da praça será em novembro de 2023
O local possui uma área de 13.793,53 metros quadrados, e além das melhorias também contará um muro de artes urbanas para grafite. “O nosso foco nessa primeira etapa é a segurança e acessibilidade para os moradores. Vamos fazer todo o cercamento da praça, que terá cinco portões de entrada, e revitalizar todas as escadarias e os elementos de segurança e acessibilidade”, completou o secretário municipal de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, Tita Belloli.
A segunda etapa tem a expectativa de compreender a construção de um chafariz, revitalização do lago, pergolado, banheiros, quadras de beach tennis e basquete e campinho de futebol de grama sintética.
Sobre a praça
Criciúma foi palco da comemoração do 33º ano de implantação da indústria carbonífera de Santa Catarina, o Congresso Eucarístico Regional, em 1946. Desde então, o local que foi realizado o evento foi batizado de Praça do Congresso. A área foi urbanizada e possui parque infantil, lago, academia e área arborizada. O local também tem os bustos de Aníbal Alves Bastos, instalado em 1952, e do ex-prefeito Addo Caldas Faraco.
Texto: Ana De Mattia: Fotos JB