Polícia Civil desencadeia a operação “Zebra” em combate à exploração de jogos de azar e organização criminosa

Polícia Civil desencadeia a operação “Zebra” em combate à exploração de jogos de azar e organização criminosa
Delegado Ulisses Gabriel coordenou a operação Zebra

Nesta sexta-feira (16), a Polícia Civil de Santa Catarina, com o apoio do Ministério Público de SC, desencadeou a operação “Zebra”. Trata-se da segunda fase da operação “Hera”. Esta fase apura agora crimes de exploração de jogos de azar, corrupção passiva e ativa, organização criminosa, peculato e lavagem de dinheiro.

 

Após apreensões de elementos de provas na primeira fase da operação “Hera”, desencadeada pela Polícia Civil através do delegado Ulisses Gabriel em 13 de dezembro de 2021, indicando a suspeita de crime de “rachadinha” na Câmara de Vereadores de Urussanga e uso de uma caixinha do asfalto da curva do “S”, a Polícia Civil, através da Delegacia de Polícia de Urussanga, começou a apurar os fatos, constatando que membros desse grupo praticavam a exploração do “jogo do bicho”, coordenados por um grupo criminoso que praticava crimes de lavagem de dinheiro, corrupção de agentes públicos e organização criminosa.

 

O delegado Ulisses informou que estão sendo cumpridos 11 mandados de busca e apreensão, 11 quebras de sigilo, um afastamento e oito de sequestros de bens (dinheiro, imóveis e veículos) e afastamento de funções públicas nas cidades de Tubarão, Lauro Müller, Orleans, Urussanga e Criciúma. Participam da operação policial civis da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC/PCSC), Laboratório de Tecnologia Contra Lavagem de Dinheiro (LABLD), Coordenadoria Estadual de Combate à Corrupção (CECOR), Delegacias de Combate à Corrupção de Tubarão e Florianópolis (DECOR), Núcleo de Inteligência (NINT) da Delegacia Regional de Polícia de Criciúma e policiais civis da 5ª e da 6ª DRP, Tubarão e Criciúma, coordenados pela Delegacia de Polícia de Urussanga. A Polícia Militar de Santa Catarina está colaborando nos trabalhos.

A zebra não está entre os 25 animais que emprestam o nome a essa loteria ilegal. Por essa razão, no jogo do bicho, dar zebra é algo impossível, ser algo imprevisível.

 

A 1ª fase

 

Na primeira fase da operação “Hera” foi concluído nove inquéritos policiais. A organização criminosa investigada já responde a duas outras ações penais.