Programação do mês ainda prevê atendimento em todas as UBS do município no próximo sábado, das 13h às 17h
A criciumense Mariléia Garcia superou três vezes o câncer. “Minhas sessões de quimioterapia eram de 24h por dia, sete dias por semana. Cheguei a ficar internada 40 dias. Eu tinha 1% de chance de vida, com a doação de medula da minha filha eu superei a doença”, revelou.
Hoje recuperada, Mariléia pôde contar também como conviveu com uma das consequências do câncer. “Eu aprendi a usar o turbante sozinha, em casa. Eu ensinava às outras pacientes a utilizar”, contou Mariléia.
Essas e muitas outras experiências foram compartilhadas na tarde desta quarta-feira (17), na Prefeitura de Criciúma, durante o Seminário Multiprofissional em alusão ao Outubro Rosa, promovido pela Secretaria de Saúde.
Além de demonstração de como confeccionar um turbante, a programação também contou com as palestras: ‘o meu lugar e o meu olhar diante do cuidar de familiares de pessoas em tratamento oncológicos’, ministrada pela psicóloga Fernanda de Souza Fernandes; e ‘alimentação e câncer: como realizar a prevenção através dos alimentos’, com a palestrante Dr. Cristiane Coppetti.
Segundo a secretária de Saúde, Francielle Gava, as atividades se estendem por todo o mês. No sábado (20), todas as 48 Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão abertas das 13h às 17h, para atender as mulheres que não têm possibilidade de procurar uma unidade nos horários tradicionais.
“Estamos também realizando uma gincana, arrecadando toucas, lenços, perucas e mechas de cabelo. Na próxima quarta-feira (24) iremos realizar a entrega desses materiais no setor de quimioterapia do Hospital São José”, anunciou a secretária.
O prefeito Clésio Salvaro alertou sobre a prevenção e a necessidade de atenção não apenas no mês de outubro. “Todos nós temos alguma amiga ou conhecida que teve câncer de mama ou de colo de útero. Todos nós temos uma história para contar, mas com bastante prevenção, informação, um dia deixaremos de contar essas histórias, de famílias que sofreram tanto por falta de conhecimento para se prevenir. Por isso, esse evento é carregado de importância”, discursou o prefeito.
O evento, visando conscientizar as mulheres a lutarem contra o câncer de mama e de colo de útero, ocorreu em parceria com Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc), Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf), Rede Feminina de Combate ao Câncer de Criciúma, Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), Associação Amor à Vida (Amovi), Câmara de Dirigentes Lojista (CDL) de Criciúma e Hospital São José.
Texto: Guilherme Nuernberg: Foto arquivo jb