Enxadristas de Criciúma conquistam primeiras medalhas no Campeonato Brasileiro de Categorias 2023

Enxadristas de Criciúma conquistam primeiras medalhas no Campeonato Brasileiro de Categorias 2023
Atletas criciumenses garantiram uma medalha de prata e duas de bronze na competição disputada em Natal (RN)

Enxadristas estão participando do Campeonato Brasileiro de Categorias 2023, em Natal (RN). Três atletas da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Criciúma já conquistaram medalhas durante a competição, que iniciou na quarta-feira (3) e segue até domingo (7).

 

Até o momento, foram disputadas partidas do Xadrez Rápido, onde a equipe de Criciúma conquistou três medalhas. A enxadrista Clara Dias garantiu medalha de prata no sub-16 feminino. Já a atleta Maria Clara da Silveira Senger conquistou o bronze na categoria sub-18 feminino, e o criciumense Lucas Emanuel Alves Cardoso, também, conquistou a medalha de bronze na categoria sub-18 absoluto.

 

“Sempre acreditamos no melhor desempenho dos nossos atletas. Estamos cheios de orgulho, pois todos já são vitoriosos pela trajetória e por todo treinamento. Vamos continuar acompanhando e torcendo muito por mais medalhas”, destacou o presidente da FME de Criciúma, Neto Uggioni.

 

Os principais nomes do xadrez brasileiro, das categorias sub-08 até o sub-20, estão reunidos no evento. Criciúma está representada por sete atletas, comandados pelo coordenador técnico Claudionor Pirola. “Estamos felizes com os resultados até aqui, e acreditamos que podemos melhorar na competição pensada”, mencionou.

 

A partir desta sexta-feira (5) inicia a competição principal de Xadrez Pensado. Todas as medalhas serão entregues ao final do evento, no domingo. Os campeões de cada categoria serão os representantes oficiais do Brasil nos eventos internacionais: Sul-Americano da Juventude, previsto para acontecer em dezembro, em Florianópolis, Pan-Americano da Juventude, previsto para agosto, nos Estados Unidos, Mundial de Cadetes (sub-08, 10 e 12) em outubro, no Egito, e o Mundial da Juventude (sub-14, 16 e 18) em novembro, na Itália.

 

Texto: Jatene Macedo

Foto: Eliana/Federação Catarinense de Xadrez