Atleta de Criciúma participa da Copa do Mundo de Xadrez no Azerbaijão

Atleta de Criciúma participa da Copa do Mundo de Xadrez no Azerbaijão
Evento iniciou no dia 29 de junho e encerra na próxima terça-feira (22)

Mais uma vez, a enxadrista da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Criciúma, Kathiê Goulart Librelato, representou o município e o Brasil a nível mundial. A atleta esteve em Baku, no Azerbaijão, para disputar a FIDE World Cup, a Copa do Mundo de Xadrez. Kathiê venceu a primeira e perdeu a segunda partida contra a atleta da Geórgia, Salomé Melia. Na partida de desempate, Kathiê perdeu de 0,5 a 1,5 e encerrou a participação no evento internacional, que iniciou no dia 29 de junho e encerra na próxima terça-feira (22).

“Foi uma alegria enorme poder representar o Brasil nesse evento, que é um dos três maiores da modalidade (junto com as Olimpíadas e o Campeonato Mundial), e é até difícil descrever a sensação de jogar ao lado dos melhores jogadores do mundo. Fiquei feliz por ter conseguido fazer boas partidas frente a uma Mestre Internacional da Geórgia e saí ainda mais empenhada em crescer tecnicamente para buscar uma nova participação. Meus sinceros agradecimentos à FME e à Librelato, que me permitem continuar nessa trajetória, e à torcida de todo xadrez criciumense”, agradeceu a enxadrista.

Ao todo, foram 103 jogadoras participantes que obtiveram a classificação ao longo de 2022 e 2023, e que se enfrentaram em chaveamentos mata-mata. Kathiê obteve a classificação em 2022 ao vencer o Zonal 2.4 da FIDE (classificatório envolvendo os representantes do Brasil, Peru, Equador e Bolívia).

“A Copa do Mundo de Xadrez é um dos principais eventos da modalidade. Termos a participação da Kathiê na disputa é motivo de muito orgulho e inspiração para os jovens enxadristas de Criciúma”, mencionou o coordenador da modalidade de xadrez da FME de Criciúma, Claudionor Lima Pirola.

O presidente da FME de Criciúma, Neto Uggioni, parabenizou a atleta. “A Kathiê é destaque na modalidade. A representação de Criciúma a nível mundial nos deixa cheios de orgulho e felicidade. Parabéns à Kathiê, que tem todo o mérito, e à equipe e coordenação do xadrez de Criciúma”, concluiu.



Texto: Jatene Macedo