Com saldo de 381 novos empregos gerados, construção civil mantém desempenho equilibrado em 2022

Com saldo de 381 novos empregos gerados, construção civil mantém desempenho equilibrado em 2022
Estoque de empregos formais no setor, na soma dos 12 municípios que compõem a Região Carbonífera, chega a 7.153, o equivalente a 4,80% do total

Importante pilar da economia, a construção civil contabiliza a geração de 381 novos postos de trabalho com carteira assinada, entre janeiro e outubro deste ano, na Região Carbonífera, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), disponibilizado pelo Ministério do Trabalho e Previdência.

O estoque de empregos formais no setor, na soma dos 12 municípios que compõem a região, chega a 7.153, o equivalente a 4,80% do total de 148.999. O número de vagas formais ocupadas é de 2.945 na construção de edifícios, 2.141 em obras de infraestrutura e 2.067 em serviços especializados para construção.

Na região Sul, conforme dados do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Sul Catarinense (Sinduscon), o número de colaboradores com carteira assinada chega a 7.731. Somente em Criciúma, são 3.759 empregados, seguido de Içara e Turvo, respectivamente com 1.016 e 510 trabalhadores.

“O ano de 2022 foi de equilíbrio para o setor da construção civil, reflexo do volume que movimentou 2021 em unidades e faturamento, que por sua vez veio em função do desabastecimento ocorrido no pós-pandemia”, destaca o presidente do Sinduscon, Mauro Sônego.

“A construção civil sempre foi e sempre será um investimento muito seguro. Independente das políticas econômicas, temos nichos de mercado que não se alteram tanto, que continuam sendo bons para investimentos.  Para o próximo ano, levamos em consideração que o setor responde positivamente na recuperação da economia, o que deve ser considerado quando da concepção das políticas públicas”, acrescenta.   

 

Cenário nacional

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) elevou de 3,5% para 6% a projeção de crescimento do setor em 2022. O número integra o estudo “Desempenho Econômico da Indústria da Construção – terceiro trimestre de 2022”, divulgado pela entidade no início do mês de novembro, em correalização com o Senai Nacional.

 

Apresentação

Atuando no setor desde 1986, a Construtora Fontana emprega mais de 650 pessoas, entre colaboradores diretos e indiretos. Com um histórico de mais de 1 milhão de metros quadrados construídos, a empresa tem 155 obras entregues até o momento, 17 em andamento e previsão de lançar 13 empreendimentos em 2023.

Esses e outros números relacionados à construtora foram apresentados à diretoria da Associação Empresarial de Criciúma (Acic) por Érico Bez Fontana, gerente comercial da empresa e também diretor da entidade empresarial. Em 2022, a Fontana celebra 36 anos de atividade, premiada e consolidada no mercado, com presença em diversas regiões do Estado, dispondo de imóveis para diferentes públicos.

“Mais um passo importante em 2022 foi a criação de uma nova marca, a Construtora LEV, entendendo a pluralidade do nosso mercado. A LEV vem trazer mais leveza e facilidade para quem deseja comprar ou investir em imóveis, oportunizando empreendimentos bem projetados, com diferenciais únicos e com bom custo benefício. O primeiro empreendimento é o Residencial Recanto do Lago, na Avenida Luiz Lazzarin”, detalha Érico.

“Desde a fundação da empresa, o propósito da Fontana sempre foi entregar projetos diferenciados aos clientes, que atendam às suas expectativas e desejos, por meio de uma obra de qualidade, com tecnologia e inovação, gerando valor tanto para os clientes, quanto para a sociedade”, acrescenta.