15° edição do Imposto de Renda na Praça acontece neste sábado em Criciúma

15° edição do Imposto de Renda na Praça acontece neste sábado em Criciúma
Contribuintes podem doar parte do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) para o Fundo Municipal do Idoso (FMI) e para o Fundo da Infância e da Adolescência (FIA)

Os contribuintes podem destinar parte do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) para apoiar projetos sociais do município de Criciúma. Com o objetivo de informar e tirar as dúvidas da população sobre como destinar os valores para o Fundo Municipal do Idoso (FMI) e para o Fundo da Infância e da Adolescência (FIA) de Criciúma, a Administração Municipal realizará a 15° edição do Imposto de Renda na Praça, neste sábado (6). A campanha acontecerá das 9h as 13h, na Praça Nereu Ramos, no Centro.

 

A ação faz parte da Semana do Imposto de Renda 2024, aberta na última segunda-feira (1°), no Salão Ouro Negro, no Paço Municipal Marcos Rovaris. A iniciativa é realizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI) de Criciúma, em parceria com a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), Sindicato dos Contabilistas (Sindicont) de Criciúma, Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Perícias, Informações e Pesquisas do Sul de Santa Catarina (Sescon Sul), Associação Empresarial de Criciúma (Acic) e Sicredi.

 

Segundo o presidente do CMDCA de Criciúma, Vladmir Teixeira, o cidadão pode destinar 3% do valor do próprio IRPF para cada fundo municipal. “A destinação de parte do imposto para projetos sociais é a forma mais rápida e benéfica que os criciumenses têm de exercer o direito de cidadão. Esses valores são muito importantes e fazem uma grande diferença na vida de crianças e adolescentes beneficiados por projetos sociais do município”, explicou.

 

De acordo com o presidente do CMDPI de Criciúma, Edson dos Santos Silva, o objetivo das ações da Semana do Imposto de Renda é estimular e informar os cidadãos para que destinem parte dos valores para projetos sociais do município. “Muitas pessoas não sabem que é possível doar parte do seu imposto de renda para os fundos municipais. Muitos pensam que é descontado um valor a mais mas, em tese, é uma doação sem custo, pois descontará do próprio imposto de renda devido”, comentou.

 

Imposto de Renda no Paço

 

Nesta quinta-feira (4), os servidores da Prefeitura de Criciúma tiveram a oportunidade de obter mais informações sobre o IRPF. A ação aconteceu das 13h30 às 17h, no hall do Paço Municipal Marcos Rovaris, e foi voltada para os servidores.

 

 

Texto: Eduarda Salazar

Foto: Arquivo: JB