Criciúma ganha destaque na geração de empregos
Criciúma. Com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), divulgado pelo Ministério da Economia, a cidade se mantêm líder na geração de empregos da Amrec e, se destacou em segundo lugar nas cidades com mais de 100 mil habitantes, ficando atrás apenas de Florianópolis. O resultado foi devido ao saldo (diferença entre admitidos e desligados) de 1.129 novos postos de trabalho, com acúmulo de 2.128 entre os meses de janeiro, fevereiro e março.
“Um destaque que é resultado de um trabalho consolidado, com iniciativas tomadas para proporcionar esses avanços, pensadas e construídas para beneficiar todas as comunidades de Criciúma. Como o projeto Central de Empregos que facilitou o contato entre a população e o mercado de trabalho. Os números, então, são positivos para a sociedade, já que refletem as oportunidades criadas, mas são positivos também para o Município, gerando desenvolvimento”, ressaltou o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.
Central de Empregos
No objetivo de auxiliar o cidadão criciumense na procura do melhor emprego, o projeto Central de Empregos foi uma iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação, sendo uma extensão do Balcão de Empregos que funcionava antes na Praça Nereu Ramos. O projeto foi responsável por diminuir os índices de desempregados e, elevar a posição de Criciúma nas últimas atualizações do Caged. “Uma das principais demandas dos empresários é a mão de obra e, ao ouvir cada um dos segmentos, temos buscado auxiliar nesse contato com o cidadão, que também precisa se inserir no mercado de trabalho”, reforçou o prefeito.
Conforme o secretário de Assistência Social, Bruno Ferreira, os dados atuais da central mostram que apenas no mês de março, 920 currículos foram encaminhados para vagas de empregos disponíveis no mercado de trabalho.
“A central funciona como uma ponte entre as empresas que precisam de mão de obra e, candidatos que precisam ser empregados. Desse modo, depois da realização do cadastro encaminhamos o candidato para exercer uma vaga no mercado de trabalho, facilitando o aumento de empregos no município de Criciúma”, ponderou.
Novas empresas, novas oportunidades
Além disso, a busca por novas empresas e a criação de novos investimentos também contribuem na colocação de Criciúma no setor de empregabilidade. De acordo o diretor de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Aldinei Potelecki, para atrair novas empresas é realizado o projeto InvestCriciúma e, as leis de incentivos fiscais, que buscam atrair novos investimentos e oportunidades para o aumento de empresas na região.
“Por meio desses projetos conseguimos atrair novas empresas, novos investimentos e desburocratizar o empreendedorismo local. Como por exemplo, atualmente, conseguimos abrir um CNPJ aqui na cidade em no máximo quatro horas. Dessa forma, com a abertura de novas empresas, contribuímos para novas oportunidades de empregos e gerações de renda em Criciúma”, destacou Potelecki