UPA 24h é inaugurada no Rio Maina

UPA 24h é inaugurada no Rio Maina

Diante de aplausos e muita comemoração, a UPA 24h José Marcomin, foi inaugurada na manhã dessa sexta-feira, na rua Santos Uggioni, no distrito do Rio Maina, onde antes funcionava a Policlínica. A solenidade de inauguração contou com a presença do Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, além de autoridades estaduais e municipais.

 “A presença do Governo Federal, por meio do Ministro, além de todas as autoridades e da comunidade, demonstra a importância da nova unidade, não só para Criciúma, mas para toda a região. É o Sul que ganha, com o investimento em saúde e atendimento humanizado e de qualidade”, ressaltou o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.

“Temos o compromisso com a vida, e sabemos que é isso que veremos aqui, por isso a alegria de presenciar um momento como esse, em um local onde os profissionais vão salvar a muitos”, destacou o ministro, em sua visita à nova Unidade. 

Sobre os atendimentos

A unidade iniciou oficialmente os atendimentos às 16h dessa sexta-feira (18). O espaço atenderá urgência e emergência sem a necessidade de agendamentos. Os serviços de odontologia estarão disponíveis das 6h às 24h. Além disso, a unidade contará com raio-x e colocação de gesso, eletrocardiograma e exames laboratoriais. A partir do dia 14 de março, podem ser realizadas, ainda, aproximadamente 400 pequenas cirurgias/mês.

A unidade contará com três médicos clínicos gerais, um técnico de gesso, um técnico de raio-x, quatro técnicos de enfermagem, três enfermeiros, um gerente de enfermagem, um diretor, um auxiliar de saúde bucal, um dentista, uma farmacêutica, além de serviços gerais, vigia, recepcionistas, RH, financeiro e serviço social, serviços de manutenção e informática e auxiliares de almoxarifado.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Acélio Casagrande, a unidade diminuirá o fluxo da UPA da Próspera. “Um local que vai trazer um atendimento cada vez mais humanizado a todo o município, diminuir o tempo de espera e melhorar a qualidade no atendimento dos que procuram o serviço”, ressaltou.