Turismo em Criciúma: um retorno ao passado com o passeio de Maria Fumaça

Turismo em Criciúma: um retorno ao passado com o passeio de Maria Fumaça
Fundação Cultural de Criciúma planeja transformar o passeio de trem em produto turístico do município

A locomotiva Maria Fumaça faz parte da história do Sul do Estado. Inaugurada em 1884, a então Estrada de Ferro Donna Thereza Christina nasceu para o transporte de carvão. Com seus 164 quilômetros, foi a primeira “estrada de ferro” construída em Santa Catarina. Atualmente, os trilhos continuam sendo caminhos para transportar carvão e outras mercadorias, mas a locomotiva a vapor deu lugar a novas máquinas a diesel. Alguns antigos modelos foram restaurados e outros realizam passeios turísticos por algumas cidades da região. “O passeio de trem é um resgate na riqueza da nossa história e um potencial turístico que ainda pode ser explorado”, afirma o prefeito Clésio Salvaro.

 

Uma parceria entre a Fundação Cultural de Criciúma (FCC), o Museu Ferroviário de Tubarão e a Ferrovia Tereza Cristina (FTC) pode transformar o passeio de trem em um produto turístico do município. “É um produto diferenciado, poucos lugares do país têm um passeio como esse, que faz um retorno ao passado, passando por cidades históricas da nossa região. Temos na mão um grande potencial”, ressalta o presidente da FCC, Joster Favero. 

 

Este ano já foi realizado um passeio turístico, com mais de 250 passageiros, que saíram de Criciúma e percorreram os trilhos até Siderópolis, com paradas especiais ao longo do trajeto. “A nossa intenção é organizar, pelo menos, mais um passeio até o final do ano para, assim, futuramente incluir esse produto no portfólio turístico da cidade, estabelecendo um roteiro fixo aqui em Criciúma”, explica o diretor de Turismo da FCC, Ismail Ahmad Ismail.

 

Afasc organiza passeios de trem em comemoração aos 50 anos

 

Para celebrar os 50 anos, a fundação da Associação Feminina de Assistência Social (Afasc) está organizando uma série de passeios de trem gratuitos com as participantes dos Clubes de Mães. O projeto “De volta ao passado” iniciou nesta terça-feira (20), e será realizado durante quatro meses, com 26 saídas de Criciúma. “O trem sai do Pinheirinho, em direção a Jaguaruna. Lá, os passageiros são recepcionados com um café colonial e voltam para Criciúma no final da tarde”, destaca o coordenador dos passeios de trem do Museu Ferroviário de Tubarão, Jefferson Vitorino.

 

Passeio de locomotiva no Parque das Nações

 

No Parque das Nações Cincinato Naspolini, também é possível passear de locomotiva. A “Terezinha 01” está à disposição para um passeio curto, mas que já dá o gostinho para quem sonha em viajar de trem. 

 

A locomotiva construída pelo Museu Ferroviário de Tubarão, numa parceria entre o Governo de Criciúma e a FTC, é uma réplica do modelo alemão da década de 1920. Já a estação é uma reprodução da primeira estação ferroviária da cidade, inaugurada em 1919. O passeio no parque é gratuito, e funciona de terça-feira a sexta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 16h, e aos sábados, domingos e feriados, das 15h às 18h.

 

Museu Ferroviário de Tubarão

 

O Museu Ferroviário de Tubarão é uma instituição sem fins lucrativos mantida pela Sociedade dos Amigos da Locomotiva a Vapor. O museu foi criado em 1997 para preservar o acervo ferroviário de Tubarão e região. O museu possui um acervo com mais de 40 mil itens subdivididos em diferentes coleções. A mais famosa é a de material rodante, composta por 22 locomotivas a vapor de diferentes modelos, períodos e nacionalidades, sendo a mais relevante do Brasil e da América Latina.