Novo mutirão para inserção de dispositivo intra uterino acontece neste final de semana

Novo mutirão para inserção de dispositivo intra uterino acontece neste final de semana

Incentivando o planejamento reprodutivo e familiar, a Secretaria Municipal de Saúde, através do Grupo Condutor da Rede Cegonha, realizará o primeiro mutirão para inserção do Dispositivo Intra Uterino (DIU) deste ano. A ação acontecerá no próximo sábado (20), no Centro de Saúde da Mulher, localizado no bairro Santo Antônio, ao lado do prédio do CES (Centro de especialidades em Saúde). O Centro de Saúde da Mulher é o único setor da saúde a realizar esse procedimento no município através dos médicos ginecologistas.

O procedimento beneficia a mulher e/ou o casal, na escolha do tempo adequado para iniciar uma gestação, oportunizando acesso qualificado através das Unidades Básicas de Saúde. Apesar de ser um método contraceptivo não permanente, é de longa duração (10 anos) e confere cerca de 99,2% a 99,4% de eficácia, sendo considerado mais eficiente que a pílula anticoncepcional.

 

De acordo com a coordenadora do Saúde da Mulher e Coordenadora do Grupo Condutor da Rede Cegonha Lucimara Nunes Ferreira, o planejamento familiar é entendido como um conjunto de ações com a finalidade de regular a fecundidade, orientação, prevenção da gravidez indesejada e direito de escolha sobre ter filhos ou não, mas que não podem ser usados como controle demográfico. Através do planejamento familiar, é garantido o acesso das pessoas aos procedimentos ou tratamentos, que visam o auxílio em relação a gestação ou aos métodos contraceptivos. “O DIU é, ainda, um método contraceptivo que proporciona a mulher uma melhor qualidade de vida”, ressaltou a coordenadora.

Para a realização do procedimento, o Ministério da Saúde disponibiliza o DIU de cobre como método contraceptivo não hormonal, que pode permanecer inserido por 10 anos, sendo controlado anualmente junto a coleta do preventivo. “Todo o procedimento é realizado em ambulatório, não precisa ser hospitalar e necessita de exames anteriores simples. Para iniciar o processo, é necessário entrar em contato com a enfermeira da Unidade de Saúde do seu bairro para uma consulta de enfermagem, onde a usuária receberá todas as orientações e solicitação dos exames necessários. Os procedimentos acontecem através de um agendamento via sistema de regulação, que seleciona 30 mulheres a cada mutirão, conforme a necessidade do município”, explicou.


Texto: Mel Camara