Centro de Retaguarda do Rio Maina recebe os primeiros pacientes de casos leves de coronavírus

Centro de Retaguarda do Rio Maina recebe os primeiros pacientes de casos leves de coronavírus

Espaço é gerido pelo Instituto Harmone, de Criciúma, com 50 leitos disponíveis

 

O Centro de Retaguarda, no distrito do Rio Maina, já recebeu os primeiros pacientes positivados com coronavírus. Inicialmente, estão à disposição 50 leitos de enfermaria para os casos leves da doença, encaminhados de espaços de saúde de Criciúma. Com o agravamento do paciente, o centro conta com três leitos semi-intensivos. As cidades da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) estão aderindo à iniciativa.

 

A porta de entrada dos pacientes é por meio do Centro de Triagem Coronavírus, da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Próspera, do 24 Horas do bairro Boa Vista e do Hospital São José.  “Neste momento, temos seis pessoas no espaço, a maioria é de Criciúma. O local também terá equipamentos de alas semi-intensivas para possíveis agravamentos, até que o paciente seja encaminhado para a UTI. Criamos o Centro de Retaguarda para atender a demanda da doença na cidade e estamos no nosso momento mais difícil”, ressaltou o secretário municipal, Acélio Casagrande.

 

O Instituto Harmone de Assistência Social, Saúde, Educação e Tecnologia é a Organização Social (OS) responsável pela gestão do espaço, em caráter emergencial. O local está funcionando em regime de 24 horas, com uma equipe multidisciplinar: médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, nutricionista, assistente social e farmacêutico.

 

“Em primeiro lugar é a vida da população. O Centro de Retaguarda será um canal para desafogar os hospitais. Estamos no nosso momento mais crítico desde o início da pandemia, e precisamos nos unir para enfrentar este vírus. O espaço terá até 100 leitos à disposição para os moradores da região”, frisou o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.

 

O serviço de nutrição e dietética atenderá a alimentação em horário integral. O médico permanecerá no local por 24 horas, fará avaliação individual em cada paciente todos os dias. O contrato é de seis meses, podendo ser renovado. O valor é de R$ 3.301.970,24.

 

       

Texto: Ana De Mattia

Foto: Arquivo/Decom