Secretários, gestores e profissionais da Saúde da Amrec (Associação dos Municípios da Região Carbonífera) e da Amesc (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense) estiveram reunidos, nesta terça-feira (3/9), para mais uma edição da Escola de Gestores de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência. O evento ocorreu no período da manhã com apresentações e no período da tarde com workshops. O encontro teve o objetivo de apresentar aos participantes a proposta de implantar um ambulatório de estomaterapia no CER (Centro Especializado em Reabilitação) da Unesc.
A estomaterapia compreende o tripé de atendimentos que englobam estomia, incontinência urinária e fecal e de feridas. Atualmente na Unesc só são atendidos os serviços de Estomia, disponibilizados para os municípios da Amrec e Amesc. Já o Ambulatório de Feridas da Universidade funciona por meio de um convênio com a prefeitura de Criciúma, sendo, então, realizados apenas atendimentos aos moradores de do município.
Com a implantação de um ambulatório que compreenda as três áreas, projeta-se o atendimento de todos os serviços para todos os municípios das duas microrregiões. “Muitos pacientes chegam para nós com demandas que compreendem a essas áreas, por isso a relevância de criar um atendimento unificado para as duas regiões e que, com o apoio desses municípios, possamos manter os serviços e os insumos”, explica a gestora do CER, Mágada Tessmann.
Após a implantação do atendimento, o objetivo é que os pacientes ao chegarem no CER sejam atendidos, avaliados e redirecionados para os seus municípios, realizando acompanhamentos mensais no Centro. “É importante destacar que a enfermagem é quem protagoniza a estomaterapia, pois o profissional que é qualificado para esses atendimentos. Contudo para a implantação também contamos com o apoio da equipe Multiprofissional do CER”, acrescenta Mágada.
As propostas de implantação já foram apresentadas em reuniões da Amrec e Amesc e estão em fase de planejamento e das deliberações dos municípios para subsidiar o ambulatório. A estimativa é de que no início de 2020 os convênios já estejam firmados e o serviço seja implantado.
Tarde de atenção e workshops
Na Escola de Gestores desta terça-feira foi apresentado, no período da manhã, a implantação do ambulatório. No período da tarde foram realizados workshops sobre as três áreas da estomaterapia. “São aulas práticas para os participantes conhecerem os insumos e os princípios de três empresas que trabalham com equipamentos para os três atendimentos”, explica a enfermeira do CER, Maria Madalena Santiago.
As empresas participantes foram a Fufa-SC Distribuidora Hospitalar, que apresentou os insumos para o tratamento de feridas e realizou simulações, a Hollister, que apresentou produtos para o tratamento de estomia, e a Coloplast, que apresentou equipamentos para a incontinência urinária e fecal.
Texto e foto: Comunicação Unesc