Summer Unesc: Aulas de dança agitam orla da praia do Balneário Rincão
Colocar o corpo em movimento é fundamental para a saúde e a dança é uma ótima opção. As aulas dessa atividade, que é uma das formas de eliminar a monotonia, estão disponíveis no Summer Unesc, evento em parceria com a Rádio Massa e que ocorre todos os sábados e domingos na orla da praia em frente ao Contêiner Food Park, em Balneário Rincão, das 9h às 12h.
Quem passar pelo local vai poder se exercitar e se divertir muito com as atividades propostas pelos profissionais da Unesc que não poupam nos movimentos e nas brincadeiras. “Além de melhorar o condicionamento físico e trabalhar toda a parte muscular, a dança melhora o bem-estar físico e mental”, disse o instrutor de zumba, o professor da Unesc, Tony da Rosa.
Segundo ele, a dança ainda eleva a autoestima, sem contar a socialização que ela proporciona. “Ela permite se conectar, se movimentar, além de proporcionar novas amizades”, enfatiza Rosa, responsável em alegrar e ensinar os movimentos ao público presente.
Para a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Inovação e Extensão da Unesc (Propiex), Gisele Coelho Lopes, descansar que é o que remete ao verão também pode ser combinado com a educação, recreação, esporte, saúde e cultura. "Estamos aqui com uma programação repleta de possibilidades para as pessoas participarem neste período de descanso, mas também de renovação de energias”, disse.
Outras ações recreativas fazem parte da programação que se estende até o final do mês no Rincão, como o treinamento funcional (das 10h30min às 11h30min); a Bocha; o Beach Tennis; o Frescobol; o Futevôlei; e o Voleibol. Quem quiser, pode ainda se refrescar debaixo dos guarda-sóis e dos ombrelones da Unesc que estão à disposição dos moradores e veranistas. Apresentação do Boi de Mamão do Rincão também marcou o sábado do Summer Unesc.
Novidade
Neste ano, uma das novidades no Colégio Unesc será o ensino da Robótica Educacional para alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, que permitirá que os alunos construam modelos semelhantes aos vistos no contêiner. “A robótica envolve estímulo ao raciocínio lógico e a socialização, o trabalho em equipe e o aumento da criatividade”, explica a diretora do Colégio Unesc, Mainara Figueiredo Cascaes.
Segundo ela, a atividade contribui para uma série de competências e habilidades relacionadas à gestão de problemas, ao trabalho interdisciplinar e coletivo, grandes pilares do uso da robótica no ensino.
O método proposto pela empresa parceira, conforme Mainara, tem o propósito de oferecer ao estudante não apenas uma série de conteúdos, mas experiências de aprendizagem que contribuam para seu desenvolvimento cognitivo e socioemocional.
Texto: Daniela Savi: Fotos arquivo Agecom Unesc