Agir na defesa da sociedade e preservação da ordem pública, promovendo e participando de medidas de proteção à sociedade e ao indivíduo, exercendo com excelência suas atribuições, através da apuração de crimes e contravenções por meio da investigação criminal.
A missão descrita é cumprida pela Polícia Civil há 207 anos em Santa Catarina. Para comemorar a data, o Legislativo realiza Sessão Especial, às 19h desta quinta-feira (18/7), nas dependências da 6ª Delegacia Regional de Polícia. A homenagem foi proposta pelo vereador Tita Belloli (MDB) e aprovada por unanimidade na Casa.
A criação da Polícia Civil de Santa Catarina tem como origem a data de 29 de julho de 1812, desde então vem combatendo o crime através da atividade de Investigação Criminal.
A principal atribuição da entidade é a apuração das circunstâncias do evento criminoso e identificação de seus responsáveis. Para toda unidade policial civil é disponibilizada uma equipe composta por Delegado de Polícia, Agente de Polícia, Escrivão de Polícia e, a depender do crime, um Psicólogo Policial.
Cada um desses profissionais possui atribuições e especialidades específicas, as quais somadas contribuem significativamente para a elucidação e esclarecimento dos mais diversos crimes.
Compete também à Polícia Civil, como resultado final das investigações e do processo criminal, o cumprimento dos mandados de prisões expedidos em desfavor daqueles que foram judicialmente condenados.
Texto: Daniela Savi: Foto divulgação