O clima de euforia tomou conta do Teatro Municipal Elias Angeloni na noite de segunda-feira (15). A Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou a entrega de mais de 560 medalhas aos estudantes da rede municipal de ensino de Criciúma premiados, em nível estadual e nacional, na edição brasileira da Olimpíada Internacional de Matemática Sem Fronteiras (OIMSF), organizada pela Rede do Programa de Olimpíadas de Conhecimento (Poc).
Sob olhares e aplausos de familiares, aproximadamente 270 estudantes de 15 escolas municipais foram agraciados com medalhas. “Os alunos foram convidados e aceitaram o desafio de participar de aulas de Matemática no contraturno escolar. Isso fez a diferença e proporcionou excelentes resultados na olimpíada. Nossos diretores e professores, que lutam diariamente para qualificar ainda mais o ensino público em Criciúma, estão de parabéns”, destaca a secretária municipal de Educação, Roseli de Lucca, que aproveitou a cerimônia para presentear os alunos Christian Giuliani Cypriano, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Érico Nonnenmacher, e Júlia Antunes, da EMEF Jorge da Cunha Carneiro. Os estudantes conquistaram medalhas de ouro na 14ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep).
“Entregar tantas medalhas aos nossos alunos é algo que engrandece o município e demonstra que a educação pública de Criciúma é tratada com seriedade pelo governo municipal. Estamos colhendo os frutos de um trabalho árduo realizado nas escolas”, afirma o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro. Os nove estudantes da rede municipal de ensino melhores colocados na OIMSF, em nível nacional, representarão a cidade na Asia International Mathematics Olympiad (AIMO) 2019, programada para ocorrer entre os dias 2 e 6 de agosto, em Taipé, capital de Taiwan.
Diretora da EMEF Dionízio Milioli, que será representada na Ásia, a educadora Marlene Pizzeti de Souza agradeceu as famílias por acreditarem na educação pública municipal. “É muito lindo ver o Teatro Municipal Elias Angeloni lotado com alunos de escolas municipais. Eu tenho muito orgulho de trabalhar há 29 anos na educação pública, que tem muita qualidade em Criciúma. Muito obrigado a todos que acreditaram nas escolas públicas da nossa rede municipal”, ressalta.
OIMSF
Maior olimpíada de Matemática interclasses do mundo, a OIMSF é a edição brasileira do evento internacional Mathématiques sans Frontières, criado em 1989 por entidades ligadas ao Ministério de Educação da França. Em 2019, a prova da OIMSF foi aplicada em abril com a pretensão de estimular o interesse entre os estudantes pelas áreas de ciências, inovação e tecnologia. No Brasil, em 2018, mais de 80 mil representantes, de todos os estados do país, participaram da olimpíada.
Confira a quantidade de medalhas entregues aos estudantes de Criciúma:
Nível estadual
Ouro: 55
Prata: 177
Bronze: 100
Nível nacional
Ouro: 6
Prata: 49
Bronze: 186
Texto e fotos: Jhulian Pereira