A Secretaria de Saúde de Criciúma foi comunicada, por meio de Ofício, no dia 15/05, que Criciúma foi contemplada para participar da pesquisa intitulada Evolução da Prevalência de Infecção por Covid-19 no Brasil: Estudo de Base Populacional, cujo objetivo é avaliar a evolução da prevalência de infecção por COVID-19 no Brasil.
Este estudo está sendo financiado pelo Ministério da Saúde e é coordenado pela Universidade Federal de Pelotas, Rio Grande do Sul. A execução do trabalho de campo compete ao Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística - IBOPE, que conta com equipe de entrevistadores devidamente treinados e qualificados para o trabalho em questão.
A pesquisa acontecerá em três momentos, em cada um serão selecionados 250 indivíduos, sendo que a primeira etapa estava prevista para iniciar na última quinta-feira, 14 de maio, e as demais a cada 2 semanas.
Até o momento foram realizados aproximadamente 20 testes e os demais serão aplicados ao longo da semana, com acompanhamento da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Agente Comunitária de Saúde (ACS) do bairro visitado.
A coleta de dados se dará através da aplicação de um questionário sobre a existência de doenças preexistentes e possíveis sintomas de COVID-19 nos últimos 30 dias, além da realização de um teste sanguíneo rápido que utiliza metodologia por punção digital.