Santa Catarina ganha reforço de 237 novos Agentes de Segurança Socioeducativos
O Vice-governador, Eduardo Pinho Moreira, e a Secretária de Estado da Justiça e Cidadania, Ada Faraco De Luca, participaram nesta segunda-feira, 20, no Centro Administrativo de Santa Catarina, em Florianópolis, da solenidade de formatura do Curso de Formação Inicial dos 237 Agentes de Segurança Socioeducativos aprovados no Concurso Público de 2016 da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (SJC).
Para a secretária de Estado da Justiça e Cidadania, Ada Faraco de Luca, os novos agentes serão um reforço fundamental para a segurança e o atendimento de excelência nas unidades socioeducativas do estado. “Foram quase 400 horas de treinamento, sendo a maior academia de Formação Inicial do país para servidores do Sistema Socioeducativo com uma carga horária totalmente diferenciada e amparada por instrutores de carreira com a experiência do dia a dia”, ressaltou a secretária Ada De Luca.
As aulas do Curso de Formação Inicial foram realizadas pela Academia de Justiça e Cidadania (Acadejuc) no campus da Univali, em Biguaçu, com um total de 380 horas de capacitação. “Os alunos tiveram acesso a diversos conteúdos em disciplinas como Direitos Humanos, Violência e Relações Sociais e Gerenciamento de Crise, atendendo às recomendações da Coordenação Nacional do Sinase, o sistema nacional de que regulamenta o socioeducativo em Santa Catarina e em todo o Brasil, que esteve presente acompanhando todo o processo de formação dos novos agentes, explica o diretor da Acadejuc, Rafael Fachini.
O Diretor do Departamento Estadual de Administração Socioeducativo (Dease), Zeno Tressoldi, lembra que hoje o Sistema Socioeducativo de Santa Catarina está pautado na aplicação de princípios de uma gestão participativa, que investe na formação, no alinhamento de práticas e no fortalecimento da identidade do profissional do Sistema Socioeducativo”, destaca o diretor.
Texto e fotos: Denise lacerda