Rio Sangão passa por desassoreamento no bairro Vila Francesa
Com extensão de 440 metros, o Rio Sangão passa por desassoreamento no trecho do bairro Vila Francesa. A equipe da Secretaria de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana está durante essa semana no local realizando os trabalhos com o auxílio da escavadeira hidráulica, mais conhecida como pescoçuda.
A limpeza é necessária para aumentar a vazão do rio e prevenir de possíveis alagamentos. O local do desassoreamento fica entre a ponte da Avenida Luiz Lazzarin, em frente à Transportadora Natal (apenas referência) até a ponte da rua João Colombo. “No ano passado, realizamos a limpeza atrás do Parque dos Imigrantes e foi solicitado fazer a limpeza no outro lado da ponte. O trabalho consiste em tirar a terra do fundo do rio e nos barrancos na beira com o auxílio da pescoçuda”, explicou o engenheiro ambiental da secretaria, Guilherme Colombo.
Ele ainda completa afirmando que o desassoreamento é feito para desobstruir a passagem das águas e, desta forma, evitar eventuais alagamentos. A limpeza possui licença ambiental da Diretoria de Meio Ambiente de Criciúma (Dmacri). Seguindo o cronograma, o próximo bairro que receberá o desassoreamento será o Monte Castelo.
Moradores e Associação montam Comitê de acompanhamento
Os moradores do bairro Vila Francesa juntamente com a Associação de Moradores do bairro montaram um Comitê para fiscalizar e cobrar o desassoreamento e também a desobstrução das bocas de lobo que estão entupidas. A gente está unida pela melhoria no bairro e principalmente em relação ao Rio. Eles limpando nessa região vai ajudar os demais bairros próximos, ressaltou a dona de casa Albertina Vargas que faz parte da comissão.