Reunião do Forcri discutirá segurança pública
Integrantes do Fórum das Entidades de Criciúma receberão representantes das forças de segurança e do município na Acic, para tratar do sistema de monitoramento por câmeras
A segurança pública voltará à pauta do Fórum das Entidades de Criciúma – Forcri –nesta quinta-feira, 22. A partir das 10 horas, na sede da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), integrantes do Forcri receberão representantes das forças de segurança e do município, para tratar do sistema de monitoramento por câmeras.
“Uma das nossas principais pautas é a segurança e, para debater esse importante tema, faremos uma grande reunião, com a presença do coronel Vânio Luiz Dalmarco, secretário de Segurança de São José. Ele foi convidado a apresentar o sistema implantado naquele município, que funciona em parceria entre o Estado e a prefeitura e conta com 16 voluntários que fazem o monitoramento”, explica o presidente do Forcri, Leandro Eufrásio Teixeira.
“Em São José, são utilizadas câmeras de última geração, capazes de captar não só os movimentos suspeitos como levar à rápida identificação dos envolvidos. Como estão reunidos na mesma sala os voluntários e integrantes das forças de segurança, há maior agilidade na resposta às ocorrências”, aponta.
Logo após a apresentação de Dalmarco, haverá a exposição por parte da Polícia Militar sobre a situação das câmeras instaladas em Criciúma. “Tomamos conhecimento de que várias câmeras foram desativadas, em função de avarias, por estarem obsoletas ou precisando de manutenção. Além disso, falta efetivo para o monitoramento e os três sistemas em operação em Criciúma não estão integrados”, comenta Teixeira.
“A ideia da reunião é verificar o que está funcionando em outras cidades, como é o caso de São José, juntar as partes interessadas e discutir a melhor alternativa. Temos muito a melhorar, mas com o envolvimento de todos e o apoio do Forcri, certamente teremos um sistema mais efetivo, para fortalecer a prevenção ao crime e aumentar a segurança”, acrescenta o presidente do Forcri.
Convidados
Foram convidados a participar da reunião o tenente-coronel Luiz Felipe Lemos, coordenador geral do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M); Gilberto Crepaldi Mondini, delegado da Polícia Civil e coordenador do Serviço Aeropolicial Sul (SAER); Gustavo Martins Faria de Medeiros, diretor de Trânsito e Transportes de Criciúma; André Bittencourt Martins, gerente do Instituto Geral de Perícias (IGP) Mesorregião Sul; coronel Evandro Fraga, comandante da 6ª Região da Polícia Militar; Vitor Bianco Júnior, delegado regional de Polícia Civil; Arleu da Silveira, presidente da Câmara Municipal; e Clésio Salvaro, prefeito de Criciúma.
Sobre o Forcri
O Fórum das Entidades de Criciúma é formado pela Associação Empresarial de Criciúma (Acic), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sociedade Maçônica Regional do Sul de Santa Catarina (Somarsul), Lions e Rotarys Clubes de Criciúma e atua voluntariamente em defesa das pautas da região, como as relacionadas à segurança pública, saúde e infraestrutura.
--