Projeto pré-incubado na Abadeus prevê o desenvolvimento de negócios por meio da visão computacional
Incentivar a cultura do empreendedorismo e da inovação social. Esse é o objetivo do Concretion Lab Abadeus, ação desenvolvida pela entidade em parceria com o Sebrae/SC e a TXM Methods. Iniciado em agosto deste ano, o programa de pré-incubação de ideias já apresenta os primeiros resultados. Destaque para a criação de um software que auxilia a coleta de dados por meio da visão computacional.
A proposta é dos empreendedores Gabriel Alves André e Matheus Felisbino e nasceu de um problema identificado durante a pandemia de coronavírus. Na época, a dupla constatou que a maior parte dos estabelecimentos do município não possuía um sistema capaz de identificar e controlar o número de pessoas dentro de lojas ou restaurantes, por exemplo.
Mas a ideia vai além de monitorar o fluxo de pessoas. Inclui dados sobre o tempo de permanência dentro do estabelecimento, indicadores de vendas, entre outros. Métricas que, segundo os empreendedores, são capazes de potencializar em até 30% as chances de crescimento de um negócio.
“Os dados que podem ser coletados por meio do nosso software estão relacionados ainda ao número de pessoas na loja, faixa etária, gênero, horários de pico. Com base nessas informações, decisões que agreguem ao desenvolvimento do negócio poderão ser tomadas de forma assertiva”, enfatiza Gabriel.
A solução se concentra na coleta, armazenamento e análise das informações. O software é desenvolvido para ser aplicado em equipamentos já utilizados pelas empresas, ou seja, em uma câmera já instalada no estabelecimento. O modelo do negócio propõe o produto, a instalação, a venda de licenças renováveis e a manutenção.
Participação na Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc
A ideia pré-incubada na Abadeus foi apresentada, em primeira mão, durante a 9ª Feira de Inovação, que ocorreu paralelamente à 13ª Semana de Ciência e Tecnologia (SCT) da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc). Durante o evento, os participantes são encorajados no desenvolvimento de soluções inovadoras, junto à oportunidade de trocas de experiências no campo da ciência, tecnologia e inovação.
“Incentivar empreendedores que têm ideias de negócios sendo pré-incubadas é parte da missão do Centro de Inovação Social da Abadeus (Cisa). Iniciativas como a Feira de Inovação da Unesc conectam nossos alunos com o ecossistema de empreendedorismo da região. Esta rica troca de saberes amplia o olhar dos estudantes e possibilita aperfeiçoar a ideia de negócio, a partir da expertise de outros profissionais”, explica o gestor de inovação da Abadeus, Maicon Canever.
Para a diretora-executiva da Abadeus, Shirlei Monteiro, a participação dos alunos em um dos maiores eventos de ciência e tecnologia da região é reflexo da inserção do Cisa no ecossistema de inovação e empreendedorismo do Sul catarinense. “Nos faz ter certeza de que a nossa proposta de inovação social está seguindo no caminho certo e já apresenta resultados ao desenvolvimento socioeconômico regional. Parabenizamos à Unesc pela organização da SCT e a abertura do evento à comunidade”, elogia.
Sobre o Cocreation Lab Abadeus
O Cocreation Lab Abadeus presta assistência 100% gratuita aos participantes que, durante cinco meses, recebem orientação e mentoria, em diversas áreas, para alavancar seus projetos, produtos ou serviços, com a consultoria dos times do Sebrae/SC e da TXM Methods. Atualmente, 12 projetos estão pré-incubados no Cisa.
A ação foi implementada para auxiliar no desenvolvimento de empreendedores da comunidade do Cristo Redentor e entorno possibilitando maior autonomia e protagonismo aos moradores da região. A metodologia aplicada durante o processo se constitui de três etapas principais: pensar, experienciar e gerir.
“A pré-incubação é uma fase que antecede a incubação, destinando a validação do empreendimento, a estruturação do modelo de negócio e do plano dele. Nessa fase, muitos empreendedores ainda não possuem, na grande maioria, uma empresa ou um produto formalizado. Dentro disso, podem desenvolver ou melhorar essa ideia, para ser inserida no mercado”, pontua Canever.