No primeiro momento é para os profissionais acostumarem com o uso da plataforma Google Classroom e das novas metodologias de ensino
Durante esta semana, os 1,6 mil professores da rede municipal de ensino começarão a testar a plataforma Google Classroom, com a publicação de atividades para os alunos. O site Portal Educacional (aluno.criciuma.sc.gov.br/) terá um espaço para os professores tirarem dúvidas sobre o uso da plataforma e a metodologia. As aulas remotas estão marcadas para iniciar na próxima segunda-feira (4).
Conforme a secretária municipal de Educação, Cristiane Uliana Fretta, os coordenadores pedagógicos darão suporte para as dúvidas dos professores. “Os professores seguirão o cronograma desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, que tem o dia e o horário da aula de cada disciplina, as postagens seguem este esquema. Além disso, estamos alinhando com as escolas o encaminhamento dos e-mails cadastrados para o uso da plataforma de cada aluno para os pais ou responsáveis”, ressaltou a secretária.
Em parceria com a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), todas as 900 turmas da rede municipal já foram cadastradas na plataforma. Os estudantes que não tiverem acesso às ferramentas online, os pais ou responsáveis irão até a escola, quinzenalmente, buscar as atividades. O cronograma e, posteriormente, a divulgação serão feitas pelas unidades.
Capacitações
Na semana passada, os gestores e professores já passaram por formações no uso da plataforma Google Classroom e das metodologias de ensino para atividades não presenciais. As capacitações foram ministradas pelo coordenador pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, Angelo Machado Bortolon e a gerente pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Silvana Bento, respectivamente.
Texto: Ana de Mattia
Foto: Fabrício Junior