Empresários e comerciantes do extremo sul catarinense, fizeram nesta segunda feira uma grande manifestação em frente a empresa Setep em Timbé do Sul. Empresários há muito tempo vem reivindicando junto ao Deinfra e a própria empresa, a liberação do trafego em horários alternados.
Antes, a gente tinha um percurso de trinta quilômetros, agora temos que percorrer mais de trezentos quilômetros para chegar no local de trabalho. Semana passada, quebrei minha caminhonete na serra de Lauro Muller devido a distância. O prejuízo é muito grande, e quem paga a conta é o consumidor e empresários.
O Deinfra, já tinha recebido uma reivindicação da câmara municipal de São José dos Ausentes, mas nem isso eles levaram em conta. A gente pedia que liberasse o transito para os empresários e comerciantes, das 5 da manhã até as 7 e das 18 h às 20 h, mas não fomos atendidos. O único jeito foi fazer essa manifestação, enfatiza Beto Waltemkemper que tem comercio na região e precisa do acesso.
Os empresários bloquearam a saída das máquinas e dos trabalhadores até a chegada de diretores da empresa. A Polícia Militar foi acionada, mas percebendo o movimento pacifico e ordeiro, ajudou a intermediar a negociação.
Após algum tempo, um diretor do Deinfra ligou de Florianópolis propondo a liberação da Serra da Rocinha. Foi dada a ordem para a empresa Setep desobstruir o local de acesso, entre os municípios de Timbé do Sul e São José dos Ausentes. Ficou acordado entre as partes, que uma comissão formada pelos empresários, Empresa e Deinfra, discuta o assunto na sede da prefeitura de Timbé do Sul nesta terça-feira 9, as 11 horas. Também ficou acertado, que o trânsito será liberado das 18 horas as 7 horas de segunda a sexta-feira, já os finais de semana e a situação dos turistas será definido nessa reunião.
Já ficou acertado, que a Serra da Rocinha será liberada terça-feira após a reunião, para os empresários, trabalhadores, veículos até quatro toneladas, moradores, e taxi que levam ou trazem pessoas doentes dos hospitais da região.
Uma máquina da empresa abriu a estrada que estava bloqueada, os trabalhos foram acompanhados por vários empresários.
Texto e fotos: Gentil Francisco