A prefeitura de Criciúma assinou contrato dia 19 de novembro 2018 com a Caixa Econômica Federal no valor de R$ 30 milhões, através do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento ( Finisa). Os recursos serão utilizados na pavimentação de vias e aquisição de uma máquina retroescavadeira.
Esses recursos cria um clima de expectativa muito grande em diversos bairros que não tem pavimentação.
O bairro Mina União vive o drama há 22 anos de espera pelo calçamento. As ruas Terezinha Fernandes Mendes, Rua Bom Filho Bruneli e uma travessa, marca o esquecimento das autoridades políticas do município.
A gente já foi enganado uma vez, temos informações que essas ruas está no mapa da prefeitura como pavimentadas. Estamos esquecidos por todos, a gente não sabe o que fazer ou como fazer para ter as ruas pavimentadas. Vereadores e liderança do bairro passaram casa por casa prometendo calçamento em tempo de eleição, e foi mais uma promessa não cumprida, lamenta a costureira Nara Regina Domingos Machado. As ruas estão cheias de buracos, cano de agua exposto e mato tomando conta da estrada. Até os bueiros a gente tem limpar, onde vamos parar com tantas mentiras e promessas, pergunta Nara.
O pintor Edilano da Silva, morador há dez anos e pai de dois filhos, lamenta o descaso do poder público com os moradores. É buraco, poeira e lama. O carro quebra com os buracos e quem paga a conta é sempre os mais fracos. As crianças não tem onde brincar. Tem uma área que é da carbonífera Metropolitana e está abandonada, o mato toma conta, ratos, baratas e bichos peçonhentos e lixo acumulam no local e ninguém faz nada! Até quando vamos conviver com promessas e descaso do poder público com os moradores do bairro, lamenta Edlano.
O analista de recursos Humanos e morador há vinte anos do bairro, Antônio Luiz Matias está indignado. Gente, como eles conseguem enganar a comunidade por tanto tempo. Nós não estamos exigindo nada, apenas estamos reivindicando os nossos direitos. Todos os moradores pagam seus impostos, e o mínimo que a prefeitura deveria fazer é cumprir com suas obrigações desabafa Matias.
Secretária garante pavimentação
A nossa reportagem falou com a Secretária de Infraestrutura, Kátia Smielevski
Vou sentar com o prefeito para buscar uma solução para essas ruas. Acredito que vamos fazer em 2019 ou 2020, tudo vai depender da conversa que terei com o prefeito Clésio Salvaro. Sobre as ruas do bairro Jardim União, a secretária disse que também será discutido nessa reunião com o prefeito.
Texto e fotos: Gentil Francisco