Presidente da Acic recebe representantes do setor de transporte de passageiros
O presidente da Associação Empresarial de Criciúma, Valcir Jose Zanette, recebeu na tarde desta terça-feira, 18, a visita de Ilka Barato, David Tiscoski e Carlos Alberto de Andrade, representantes do Consórcio Criciumense de Transporte Urbano (CCTU). A utilização do transporte coletivo por parte dos trabalhadores pautou o encontro realizado na sede da Acic.
Os gestores lembraram que o consórcio venceu a licitação para prestar o serviço de ônibus no município por 25 anos e, em breve, precisará realizar os investimentos previstos em contrato. No entanto, as empresas ainda esperam a recuperação da demanda.
Devido à pandemia, o setor sofreu uma paralisação em 2020, gerando uma mudança de comportamento e a busca de alternativas para o transporte de passageiros. Sobretudo, das empresas para assegurar a presença dos trabalhadores nas atividades que se mantiveram.
Mesmo com a volta, o sistema de transporte coletivo de Criciúma ainda opera com 50% da capacidade, embora tenha uma frota pronta para 80% e pratique uma das tarifas mais baixas do Estado, de R$ 3,90, em vigor desde 2017.
Os representantes do setor chamam a atenção para os riscos do transporte irregular de passageiros, uma prática que se acentuou durante a pandemia, bem como na forma de pagamento do vale-transporte.
--