Única escola de madeira de Criciúma com os dias contados
Construída em 1985, a Escola Municipal Amaro João Batista no Bairro Nova Esperança está necessitando urgentemente de atenção especial do Governo Municipal.
Com 235 alunos na faixa de quatro a 11 anos e duas turmas no ensino integral, a escola passa por momentos de preocupação da direção, dos pais, professores e alunos.
Em setembro de 2018 nossa reportagem esteve no local onde constatou os problemas na escola. Na época fizemos a reportagem no Canal 19 e também para o site jornaldosbairroscri e Jornal dos bairros Impresso sobre os problemas da escola.
No dia seguinte a nossa reportagem e a secretária de educação Roseli de lucca, secretária de obras Cátia Smieleswiski e funcionários da educação estiveram na escola. Vamos fazer o projeto e iniciar as obras o mais rápido possível, disse a secretária Roseli de Lucca.
De lá pra cá a direção e pais dos alunos aguardam a nova escola e também esperavam um concerto seguro para a mesma. Infelizmente os reparos que foram feitos na escola não foi o suficiente para impedir a entrada de agua nas salas, bem como o teto que está desabando.
No sábado 16 a direção da escola foi acionada por moradores para verificar parte do teto que caiu. Na segunda-feira a secretária de educação encaminhou a defesa civil para avaliar, e funcionários para fazer o concerto.
A parte onde desabou o telhado, foi apenas uma bardela que foi mal colocada e rompeu, com isso parte do forro cedeu, disse um funcionário da prefeitura. O concerto foi feito e a defesa civil avaliou a escola. Em uma parte da escola a defesa civil interditou devido ao risco de desabamento nos banheiros.
Direção da escola, professores, comunidade e os dois vereadores, Salezio e Paulo estiveram presentes na reunião terça-feira 19 as 19.30 h. A preocupação dos pais era visível em relação ao problema da escola. No final foi tirada uma comissão para acompanhar os trabalhos.
A secretária de educação Roseli de lucca, disse que a planta está em fase de conclusão. Já enviamos para a escola banheiros químicos, duas funcionárias e as reformas nos banheiros serão iniciadas nos próximos dias. Sobre a construção da nova escola, a secretária disse que após ser finalizada a planta, vamos fazer o orçamento e colocar em licitação. A pressa de construir é nossa, vamos inclusive fazer uma quadra de esportes anexa a nova escola. Pedimos paciência e compreensão dos moradores e dos professores. A comissão esteve aqui, e eles concordaram em aguardar a reforma e a construção da escola, salientou Roseli.
A direção da escola, bem com os professores e colaboradores, sempre procuraram fazer o melhor para a escola. Se tiver apoio das lideranças locais e dos vereadores, certamente que a escola não teria chegado a esse ponto, disse um pai de aluno que não quis se identificar.
Texto e fotos: Gentil Francisco