Iniciativa conta com participação de outros órgãos municipais e será realizada nesta quarta-feira
Com a chegada do frio a Prefeitura de Criciúma, por meio da Secretaria da Assistência Social e Habitação, realiza nesta quarta-feira (23) uma operação de acolhimento para população em situação de rua. A ação tem o apoio da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), Consultório na Rua, Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), Casa de Passagem São José e Pastoral de Rua.
Conforme o secretário da Assistência Social e Habitação, Paulo César Bitencourt, o objetivo é proteger os moradores em situação de rua das baixas temperaturas, por intermédio do acolhimento na Casa de Passagem, localizada na rua Giácomo Sônego Neto, bairro Pinheirinho. “Algumas destas pessoas optaram por esta condição, já a grande maioria está por circunstâncias diversas. Ao poder público não cabe julgar e, sim, ofertar a todos uma melhor condição e oportunidade de vida”, ressalta o secretário.
Os atendimentos são oferecidos de forma gratuita. Na instituição, os moradores em situação de rua recebem quatro refeições por dia, auxílio para reencontrar parentes, reatar vínculos e são direcionados para o mercado de trabalho e a confecção de novos documentos.
Além disso, dependendo do caso, a pessoa pode ser encaminhada ao Centro de Assistência Psicossocial (Caps). “O espaço mantém 50 leitos, além de salas para atendimentos e socialização, lavanderia e cozinha. Aproximadamente 15 pessoas passam pelo local diariamente”, explica. Profissionais do estão diariamente nas ruas realizando abordagens.
Telefones úteis em caso de emergência:
Defesa Civil de Criciúma: 199 ou (48) 99164-5298
Corpo de Bombeiros Militar: 193
Polícia Militar: 190
Texto: Ana de Mattia
Foto: Arquivo/Decom