Apenas 30 crianças, entre 4 e 5 anos aguardam uma vaga nas escolas do município
Uma das metas mais importantes para a Administração Municipal está próxima de ser atingida. Atualmente, apenas 30 crianças entre 4 e 5 anos aguardam na fila de espera por uma vaga na educação infantil do município. A meta da Secretaria de Educação é zerar a fila até o início de abril.
Conforme a secretária municipal de Educação, Roseli de Lucca, os trabalhos para zerar a fila iniciaram em 2010. “Começamos a implantar a educação infantil nas unidades escolares já existentes da rede de ensino. Adaptamos os locais para receber as crianças, com banheiros e espaços adequados para os alunos”, explica a secretária.
Roseli ainda afirma que hoje as Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EMEIEF) atendem 3 mil alunos, já os Centros de Educação Infantil Municipal (CEIM) contemplam 1,9 mil estudantes. Além disso, os Centros de Educação Infantil (CEI) da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) está com a fila zerada para crianças entre 0 e 3 anos, e conta com aproximadamente 5 mil alunos.
“Hoje temos 42 EMEIEF atendendo estudantes entre 4 e 5 anos em tempo integral. Alguns casos são de pais que estão esperando por uma vaga em uma determinada escola, mas estão com os filhos matriculados em outra. São poucos os alunos fora das salas de aula. Cada ano aumentamos o número de crianças dentro da escola, isso porque os estudantes começam no ensino infantil e continuam nas nossas unidades para fazer o ensino fundamental”, destaca Roseli.
De acordo com a secretária, zerar a fila de espera faz parte do Plano Nacional de Educação (PNE). “Estamos trabalhando para atingirmos a meta. Isso beneficia o nosso município, os pais podem trabalhar tranquilos porque seus filhos estarão em um local seguro em tempo integral”, ressalta. Atualmente, a Rede Municipal de Ensino atende 4.974 alunos nos Centros de Educação Infantil Municipal e nas Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental.
Texto: Ana de Mattia
Foto: Divulgação