Parceria com sindicato para conservação do Monumento ao Mineiro é feita com a prefeitura

Parceria com sindicato para conservação do Monumento ao Mineiro é feita com a prefeitura
Até a Picareta do Mineiro foi roubada

Os equipamentos e monumentos públicos sofrem com depredações, vandalismo e furtos recorrentes. O Governo de Criciúma, por meio da Fundação Cultural (FCC), e da Diretoria de Parques e Praças, é responsável pela conservação e manutenção dos espaços públicos, como parques urbanos e praças. Para realizar esse trabalho, o município conta com a parceria de entidades, empresas ou instituições por meio da Lei Municipal Nº 5265/2009, que permite a adoção de logradouros públicos.

 

Na terça-feira (21), o prefeito Vagner Espíndola, a presidente da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), Cristiane Uliana Maccari Zappellini, se reuniram com o presidente do Sindicato dos Mineiros, Djonatan Elias, o Pirigueti para estabelecer uma parceria para a conservação do Monumento ao Mineiro, localizado na Praça Nereu Ramos, no centro da cidade.

 

“O monumento do Mineiro é uma homenagem a essa atividade importante para o desenvolvimento da cidade, e da nossa região. Nesse centenário de emancipação o município quer valorizar ainda mais esses trabalhadores que se dedicaram a extração do carvão, e o apoio do sindicato para auxiliar na conservação daquele equipamento é muito bem-vindo”, ressaltou o prefeito Vaguinho Espíndola.

 

Programação do Centenário

 

A parceria firmada entre a prefeitura e o sindicato dos mineiros para a revitalização do monumento é uma das ações das festividades dos 100 anos de emancipação político administrativa de Criciúma, celebrado dia 04 de novembro.“A proposta agora é ampliar o projeto, a partir dessa reunião, novas ideias surgiram, como a criação de um QR-Code para que as pessoas consigam acessar para ouvir um pouco da história da mineração de carvão, do Mineiro e a história do próprio monumento”, explicou a presidente da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), Cristiane Uliana Maccari Zappellini.

 

Para realizar essas melhorias, a arborização e as inovações, a presidente da FCC disse que o sindicato e a prefeitura buscarão apoio das universidades.

 

O programa de Adoção de Logradouros foi instituído por meio da Lei Municipal Nº 5265/2009, a qual dispõe sobre a permissão de uso para publicidade, com encargo de conservação de logradouros públicos. O programa visa incentivar a participação da sociedade civil organizada e das pessoas jurídicas na urbanização, no cuidado, preservação e na manutenção dos logradouros públicos do Município em conjunto com o Poder Público. “Já fizemos contato com a SATC, marcamos uma reunião para apresentar a proposta de adoção da pracinha ao lado da Casa do Agente Ferroviário, a Unesc já adotou a Praça Nereu Ramos, e junto com a CDL e os comerciantes refez todo o paisagismo. A Lei permite essas parcerias para incentivar a sociedade a colaborar com a conservação desses espaços que são de todos”, finalizou.

 

Centenário de emancipação

 

Neste ano, Criciúma celebra o centenário de emancipação político-administrativa. Para comemorar a data, a Administração Municipal formou uma comissão para organizar as festividades e ações alusivas, que se estenderão durante todo o ano.

 

Sob a liderança do ex-vereador Arleu da Silveira e vice-presidência de Cristiane Uliana Maccari Zappellini, a comissão organiza uma programação especial ao longo do ano, com uma série de ações mensais, até o dia 4 de novembro de 2025.

 

No último domingo (19), o Governo de Criciúma manifestou gratidão à Federação Catarinense de Futebol (FCF) pela homenagem que nomeou a taça do Campeonato Catarinense Fort Atacadista 2025 como “Taça Criciúma: 100 Anos de Emancipação”.

 

A oficialização da nomeação da taça ocorrerá em uma cerimônia pública, com data a ser confirmada, na loja Fort Atacadista de Criciúma. O evento reunirá representantes da gestão municipal, da FCF e da empresa, integrando o calendário de comemorações do centenário. A iniciativa reforça o legado de Criciúma como protagonista no cenário esportivo e cultural de Santa Catarina.