Governo de Criciúma dedica medalha Thati Teixeira às mulheres que contribuíram para o desenvolvimento político do município

Governo de Criciúma dedica medalha Thati Teixeira às mulheres que contribuíram para o desenvolvimento político do município
Projeto se soma a uma série de iniciativas que celebram os 100 anos de emancipação de Criciúma

Para celebrar a participação feminina na política em Criciúma, o nome da ex-vereadora Thati Ferro Teixeira (in memoriam) será eternizado em uma medalha de reconhecimento municipal, como forma de homenagem. O projeto se soma a uma série de iniciativas que celebram os 100 anos de emancipação do município. Na segunda-feira (20), o prefeito Vagner Espíndola, o vice-prefeito Salésio Lima e a comissão organizadora do centenário se reuniram com a família da parlamentar para apresentar o projeto.

 

Thati Teixeira não foi apenas uma líder, mas uma inspiração. Seu nome está gravado na história de Criciúma como símbolo de coragem, empatia e dedicação ao bem comum. Ao eternizar sua memória com a medalha Thati Teixeira, queremos não apenas homenagear seu legado, mas também destacar o papel transformador das mulheres que, como ela, fizeram a diferença em nossa cidade”, ressaltou o prefeito de Criciúma, Vagner Espíndola.

 

De acordo com a presidente da Fundação Cultural de Criciúma (FCC) e vice-presidente da comissão do centenário de emancipação, Cristiane Uliana Zappelini, a medalha com o nome da parlamentar será entregue em março, mês da mulher, para personalidades femininas que contribuíram para o desenvolvimento do município, por meio da política. Tanto os nomes quanto a entrega das medalhas serão questões avaliadas pela comissão dos 100 anos de emancipação.

 

A ideia é realizar várias edições desta entrega, não apenas durante o ano do centenário. A primeira edição terá um olhar voltado para as mulheres que participaram da construção política do município durante esses 100 anos. Vamos homenagear personalidades femininas que atuaram ativamente na Câmara de Vereadores e no Poder Executivo, que ajudaram a construir uma Criciúma melhor para todos”, destacou.

 

Em nome da família, o filho de Thati Teixeira, Vitor Teixeira, agradeceu à Administração Municipal pela homenagem e aprovou o projeto. “Este é um momento muito especial e de emoção, que rememora a história política de minha saudosa mãe, recebendo o reconhecimento pela sua passagem pela câmara, como presidente da casa e prefeita. Um importante gesto de reconhecimento, no ano do centenário de nossa cidade, além de trazer alegria, fortalece a importância das mulheres no desenvolvimento de Criciúma”, afirmou. 

 

Thati Teixeira

 

Thatiane Ferro Teixeira, a Thati, nasceu no dia 23 de agosto de 1979, em Criciúma. Liderança política do Sul de Santa Catarina, Thati foi a mulher mais jovem eleita vereadora, em 2008, a primeira mulher reeleita à Câmara Municipal de Criciúma, em 2012, e a primeira mulher a presidir o Poder Legislativo de Criciúma, em 2014. Também foi a segunda mulher a assumir como chefe do Executivo de Criciúma, de forma interina, em 2014. Em 2021, assumiu por 30 dias cadeira na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc).

 

Thati Teixeira faleceu aos 43 anos, no dia 21 de março de 2023, em Criciúma, deixando um legado de liderança política feminina em Santa Catarina.

 

O ano do centenário

 

Sob a liderança do ex-vereador Arleu da Silveira e vice-presidência de Cristiane Uliana Zappelini, o projeto será mais uma iniciativa que celebra os 100 anos de emancipação do município. Todos os meses serão promovidas ações numa programação especial até o dia 4 de novembro de 2025.

 

No último domingo (19), o Governo de Criciúma manifestou gratidão à Federação Catarinense de Futebol (FCF) pela homenagem que nomeou a taça do Campeonato Catarinense Fort Atacadista 2025 como “Taça Criciúma: 100 Anos de Emancipação”.

 

A oficialização da nomeação da taça ocorrerá em uma cerimônia pública, com data a ser confirmada, na loja Fort Atacadista de Criciúma. O evento reunirá representantes da gestão municipal, da FCF e da empresa, integrando o calendário de comemorações do centenário. A iniciativa reforça o legado de Criciúma como protagonista no cenário esportivo e cultural de Santa Catarina.

 

 

 

 

Texto: Eduarda Salazar

Fotos: Gregori Flauzino