PAI DE SANTO SUSPEITO DE ESTUPRO VAI PARA O PRESIDIO SANTA AUGUSTA
O Pai de Santo que era procurado pela justiça, foi feita nesta segunda-feira dia 29.07.24, o cumprimento do mandado de prisão preventiva da pessoa de E.R.M. R, com 43 anos de idade, pelos diversos delitos de violação sexual mediante fraude (artigo 215, do CP), estupro (art. 213, do CP), perseguição (art. 147-A, do CP) e pelo crime de ameaça (art. 147, do CP). O autor se apresentou espontaneamente, na presença de seu advogado.
Em face de divulgação na imprensa com relação aos delitos envolvendo o investigado, as vítimas compareceram na DPCAMI de Criciúma para declarações e registros policiais, sendo realizado o procedimento investigativo na DPCAMI de Criciúma de forma sigilosa, que culminou em identificar a prática dos crimes praticados pelo investigado nesta cidade.
Os atos libidinosos e os atos de conjunção carnal eram realizados mediante fraude que dificultava a livre manifestação e a vontade da vítima, utilizando-se como “conselheiro espiritual do terreiro – pai de santo” para realizar a prática dos atos delitivos nos últimos anos, inclusive intimidando as vítimas, em eventuais “trabalhos espirituais” que poderiam prejudicar a saúde delas, caso houvesse a divulgação da prática de tais atos libidinosos. Inclusive, alguns atos libidinosos eram realizados durante os procedimentos internos de banho formalizados pelo autor em suas vítimas, além da prática dos atos sexuais mediante fraude durante as orientações espirituais reservadas em uma sala fechada do “terreiro” do autor.
Foram colhidas as declarações iniciais de nove vítimas, que de forma uníssona, deram detalhes dos atos ilícitos sexuais que eram praticados pelo “conselheiro espiritual denominado pai de santo”, nos últimos anos.
O autor permanecerá preso preventivamente, sendo devidamente encaminhado ao presídio Santa Augusta, aguardando a formalização de denúncia criminal pelo Ministério Público da Comarca de Criciúma com relação aos crimes identificados durante o procedimento de investigação policial.
Registra-se ainda a existência de ordem judicial prolatada pelo Juízo da 1ª Vara Criminal da Comarca de Criciúma aos órgãos municipais para suspensão das atividades do estabelecimento religioso (“terreiro”) do investigado que ficava localizado no térreo de sua residência, está localizado no bairro Vila São João, rua Fernandes Geraldo dos Santos, nesta cidade.
Agradecemos o trabalho incansável dos Policiais Civis da DPCAMI de Criciúma, Poder Judiciário, Ministério Público, Policiais Militares e da imprensa, que diretamente auxiliaram na identificação e na celeridade dos atos para finalização do procedimento investigativo policial, sendo que, na hipótese da existência de novas vítimas, estas poderão comparecer na DPCAMI da cidade para colheita das declarações em sigilo, visando à juntada no procedimento criminal para responsabilização criminal do autor de novos atos delitivos.