Eventos buscam movimentar a cidade nas próximas semanas.
O calendário de setembro e outubro promovido pela Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo de Nova Veneza contará com três eventos culturais. Na programação apresentações, exposições, decoração e muito mais. O primeiro evento acontece nos dias 19, 20 e 21 com a Primavera dos Museus. No dia 22 será realizado o 1º Acampamento Campeiro em Comemoração da Semana Farroupilha. Já no dia 23 a abertura da Primavera de Nova Veneza onde a cidade vai entrar no clima da estação das flores até o dia 14 de outubro.
Segundo a Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, Susan Bortoluzzi Brogni, o objetivo é tornar Nova Veneza um espaço repleto de atrações culturais nos próximos dias. “Queremos proporcionar a comunidade e aqueles que nos visitam momentos de cultura e lazer. A Primavera dos Museus é direcionada para visitação das escolas incentivando a conhecerem o Museu do Imigrante. Já o Acampamento Campeiro comemora a Semana Farroupilha e toda a ligação que temos com os tropeiros e cultura gaúcha que, desde a época da colonização realizavam o escambo em nossa cidade. E para finalizar teremos a Primavera em Nova Veneza que integra o calendário anual de eventos. Será um mês de muitas atrações, como apresentações locais e exposições”, destacou.
Primavera dos Museus
O Museu do Imigrante Cônego Miguel Giacca desenvolve nos dias 19, 20 e 21 de setembro ações culturais sobre a importância da preservação do patrimônio cultural e sua relação com a educação. A programação faz parte da 12ª Primavera dos Museus realizada pelo IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus), que tem o tema “Celebrando a educação em museus”.
“O tema tem o objetivo de mostrar que museus deixaram de ser instituições de cristalização do passado e são fundamentais no ensino e educação fora das escolas e universidades. O Museu do Imigrante estará realizando ações culturais com todas as escolas do município, mostrando a importância da preservação do patrimônio cultural, principalmente o patrimônio museológico. As atividades propõem uma reflexão sobre o papel de cada um na preservação do patrimônio cultural e como podemos contribuir para que isto ocorra. Assim, o Museu do Imigrante Cônego Miguel Giacca se mostra no cenário nacional como uma instituição que se preocupa com a preservação da cultura e patrimônio neoveneziano”, informou o museólogo, mestre e dourando em Ciência da Informação, Leonardo Hermes Lemos.
Evento é gratuito e o agendamento de horários pode ser feito pelo telefone: (48) 3471-1790.
Texto e foto: Cris Freitas